Home Dicas O que comer no dia da prova do vestibular?

O que comer no dia da prova do vestibular?

Alimentação pode ser decisiva no vestibular. Saiba o que comer e o que evitar nos dias das provas.

Publicado por Wanja Borges em Dicas

Compartilhe

Respeitar os horários das refeições é uma das principais dicas de alimentação para o vestibular
Respeitar os horários das refeições é uma das principais dicas de alimentação para o vestibular

Se alimentar bem no dia do vestibular e, principalmente, nos dias que antecedem as provas não é bom só para o corpo, mas também para a mente. Ao mesmo tempo em que a alimentação pode contribuir para o desempenho do estudante, ela também pode prejudicar seu andamento nos processos seletivos, caso não receba a devida atenção.

Por isso, em primeiro lugar, é preciso respeitar os horários das refeições. Concentrar-se nos estudos e esquecer-se de almoçar ou fazer um lanche podem colocar tudo isso a perder. O ideal é que o vestibulando faça de cinco a seis refeições diárias e, no dia da prova, coma alguma coisa pelo menos duas horas antes de seu início. Caso contrário, os níveis de açúcar no sangue podem ser reduzidos e indisposições físicas, como desmaios, podem ser ocasionadas. 

Escolher um cardápio saudável, colorido e balanceado também é outro ponto importante. Nesses dias decisivos, comidas desconhecidas pelo organismo devem ser evitadas. O aconselhável é substituir alimentos pesados e gordurosos por fontes de energia, de vitaminas e de proteína, como cereais, frutas, legumes e líquidos. Carnes brancas grelhadas também facilitam a digestão e beneficiam o poder de concentração do inscrito. 

Para favorecer a memória e controlar a ansiedade, o estudante pode levar barras de cereais, frutas, água, suco, sanduíche natural, castanha de caju e/ou um chocolate meio amargo para o dia da prova. Sucos energizantes, como o de mamão com laranja, são uma boa pedida. Por outro lado, bebidas estimulantes, como refrigerante, energético e café, podem acelerar o metabolismo e aumentar a angústia.  

Ingerir bebida alcoólica nos dias próximos à prova também pode atrapalhar o rendimento do estudante. O ideal é descansar e reservar as comemorações para depois da aprovação, evitando, assim, cansaço, sonolência e irritação. Outra dica é evitar comer em locais desconhecidos nesses dias, como restaurantes e fast food. Não dá para saber a procedência da comida destes lugares e não vale arriscar justamente na época do vestibular.

A alimentação adequada e equilibrada deve ser adotada por todas as pessoas que desejam ter uma vida mais saudável. Entretanto, na trajetória acadêmica, especialmente durante a preparação para o vestibular, o hábito alimentar merece ainda mais atenção por ser considerado, muitas vezes, como fator secundário diante do grande conteúdo a ser apreendido. 

Alimentar-se bem não significa apenas garantir bom condicionamento físico e resistência imunológica. A alimentação equilibrada em quantidade e qualidade contribui decisivamente para o bom funcionamento do cérebro e, consequentemente, auxilia o vestibulando a ter um bom desempenho nessa fase decisiva de sua vida, por isso, não se esqueça: caneta só com talheres nas mãos. 

 

VEJA TAMBÉM

1 2

0 comentário