Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Profissões do Futuro

Profissões do Futuro

Algumas profissões para o futuro ainda não existem, mas serão criadas diante das necessidades do mercado nos próximos anos

Publicado por Érica Caetano

Medicina, Direito e Engenharia. Quem nunca ouviu principalmente de pessoas mais velhas que estas são as profissões mais promissoras a seguir? E que o estudante focando nestas carreiras com dedicação, as chances de serem profissionais bem-sucedidos é certa? Na verdade, este ponto de vista não está errado. Mas você sabia que alguns estudos apontam que há profissões já existentes com perspectivas ainda melhores para os próximos anos? E outras profissões, até mesmo inusitadas, tendem a surgir com grandes perspectivas de crescimento?

Com o avanço da tecnologia, informática, internet e de demais estudos neste ramo, alguns postos de atuação acabaram sendo deixados de lado. No entanto, como um ciclo natural ocasionado pela globalização, novas profissões são criadas, conforme a necessidade e demanda.

Pensando neste futuro próximo, muitas pesquisas foram encomendadas por diversos órgãos. Dentre elas, está a do governo britânico feita pelo grupo Fast Future. A pesquisa foi intitulada como “The Shape of Jobs to Come”, que em português quer dizer A forma dos empregos que virão. O estudo foi realizado com 486 participantes de 58 países em 6 continentes para levantar quais seriam as profissões que mais dominariam nos próximos 20 anos.

O estudo é feito levando como base os acontecimentos da sociedade atual, como o significativo aumento populacional, o crescimento da expectativa de vida e a preocupação com a qualidade de vida. Logo, muitas profissões e carreiras que serão destaque daqui a 10 ou 20 anos estão ligadas às tendências econômicas e sociais projetadas por especialistas.

Mas esta não é a única pesquisa feita com este intuito. E a maioria destes estudos sempre levam em conta os aspectos citados acima como também as mudanças demográficas, o maior acesso à ciência e tecnologia em todo o mundo, as turbulências no cenário econômico, a escassez de recursos naturais, principalmente hídricos, além da expansão global da mídia eletrônica. A partir destes levantamentos chegou-se ao estudo das novas profissões do futuro ou o crescimento daquelas já existentes que tenham potencial para continuar em ascensão. Confira!

Profissões já existentes em potencial

- Engenharia Ambiental
Dentre as áreas de atuação já existentes e com prospecção de crescerem ainda mais está a área da Engenharia Ambiental. Este mercado já vem crescendo bastante atualmente e diante da preocupação do mundo no que diz respeito as questões de impactos ambientais, será cada vez mais necessária a atuação deste profissional. Com isso, espera-se que ela se firme efetivamente como uma das profissões do futuro.

- Engenharia Civil
Para especialistas, mesmo com uma leve desaceleração sofrida pelo mercado da construção civil, o investimento em infraestrutura deve continuar, fazendo com que a atuação de engenheiros civis continuem em posição de destaque nos próximos anos, no que diz respeito a profissão. Infraestrutura para portos, aeroportos, linhas férreas e estradas são algumas das necessidades que os profissionais de atuação desta área suprem.

- Engenharia de Energia
Ainda falando sobre a falta de recursos naturais, outra profissão já existente, mas com grande prospecção para os próximos anos, é a de Engenharia de Energia. Atualmente, já sofremos com a escassez de recursos energéticos e o mundo inteiro vem buscando soluções rápidas a fim de sanar essas necessidades cada vez maiores. Com isso, aqueles profissionais que estejam ligados à atuação desta área e que busquem desenvolvimentos tecnológicos crescerão muito mais. As profissões já existentes e que podem atuar neste segmento são a de Engenharia Elétrica, Engenharia de Petróleo e Gás, além de Engenharia Hídrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Web Marketing
Uma área de atuação recente, mas já com bastante prospecção, é a ligada às ferramentas de Web Marketing. Dentro dela se encontra o que conhecemos como e-commerce, que vem se expandindo nos mais variados segmentos. Nos próximos anos a expectativa é que o setor se solidifique ainda mais, impulsionado pelas dificuldades de deslocamentos nos grandes centros e tecnologias mais seguras para esse tipo de comércio. Com a concorrência entre as lojas de e-comerce aumentando, sai na frente aquela que tiver uma melhor equipe de Web Marketing, com as estratégias corretas para captar clientes. O profissional da área terá que aliar técnicas de Publicidade com Internet.

- Segurança da Informação
Com o avanço da era digital e da internet, o profissional atuando na área de Segurança da Informação ocupará cada vez mais novos espaços no mercado de trabalho, já que tende a crescer as operações e atividades em nosso cotidiano utilizando ferramentas e meios on-line. A atuação deste profissional inclui mais que a segurança da informação em si, como o cuidado com dados/informação, mas também a integridade dos sistemas. Dentre as especificidades, estão questões ligadas a confidencialidade, disponibilidade e autenticidade.

Novas profissões

Ainda de acordo com pesquisas, as tendências que sejam identificadas na atualidade poderão fazer enxergar os trabalhos do futuro. Com isso, serão criadas novas oportunidades para as mais variadas carreiras, com nomes que muitas vezes ainda nem existem. Essa mudança em relação ao mercado de trabalho também pode ser identificada devido ao crescimento do empreendedorismo. Dentre algumas prováveis profissões do futuro, destacam-se:

- Consultoria de bem-estar para idosos
Em relação às novas áreas, de acordo com as pesquisas e levantamentos feitos, uma nova profissão que tem tudo para se expandir até 2030 será a de Consultoria de bem-estar para idosos. A nova profissão abrange articulações em diferentes campos da saúde com o objetivo de auxiliar pessoas da terceira idade a terem melhor qualidade de vida. Portanto, o diferencial deste profissional será aliar diversas áreas do conhecimento para conseguir gerar novos serviços em uma única atuação.

- Terapeuta de final de vida
Ainda trabalhando na perspectiva do aumento da expectativa de vida, até 2030 pesquisadores acreditam que a profissão de Terapeuta de Final de Vida estará efetivamente em atuação. Este profissional atuará auxiliando nas últimas etapas de vida de idosos. Funcionarão como uma espécie de guia que ajudará no que diz respeito ao planejamento dos anos antecedentes ao falecimento do idoso.

- Conselheiro de robô
Não é novidade para ninguém que a robótica está cada vez mais fazendo parte do nosso cotidiano. Notamos a cada dia a criação de um novo robô que tem alguma performance específica para alguma função. Para especialistas, é possível prever a cena destes robôs em nosso cotidiano mais rápido do que imaginamos. E eles desempenharão papéis importantes. Futuramente, será possível termos robôs babás, faxineiros, cuidadores e até segurança. Para a escolha do profissional robotizado, acredita-se na criação então do conselheiro de robô, o qual auxiliará na escolha do melhor modelo dentro das necessidades de cada família.

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023