Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Abordagens sobre o Iluminismo no Enem

Neste texto são oferecidas dicas sobre possíveis abordagens do Iluminismo no Enem e também a análise de uma questão que abordou esse tema em 2012.

Publicado por Cláudio Fernandes
Filósofo Immanuel Kant, representante do Iluminismo Alemão
Filósofo Immanuel Kant, representante do Iluminismo Alemão

Olá, pessoal! Tudo certo?!

As provas do Enem 2015 já estão muito próximas, por isso é necessário ficar muito atento nas nossas Dicas de Ciências Humanas.

No texto de hoje, trazemos a vocês algumas questões concernentes às abordagens sobre o Iluminismo que possam, eventualmente, aparecer nas provas do Enem, como têm aparecido nas últimas edições desse exame. Apresentamos também uma questão do Enem de 2012, que analisamos e comentamos, cujo tema foi a definição que o filósofo alemão Immanuel Kant deu ao Iluminismo, nos idos do século XVIII.

Sabemos que o Iluminismo, ou Ilustração, ou ainda Esclarecimento, constituiu uma atmosfera intelectual que floresceu em diversos países da Europa do século XVIII, como Alemanha, França, Inglaterra e Escócia, expandindo-se também para outros países fora do continente europeu, como os Estados Unidos da América.

As principais características do Iluminismo estão expressas em conceitos como liberdade, igualdade, fraternidade, progresso e, principalmente, razão. Foi a partir do conceito de razão e do caráter singular da racionalidade humana que o Iluminismo estruturou-se. Para os filósofos representantes dessa corrente de pensamento, como Kant, Rousseau, Voltaire e Diderot, o progresso humano devia sua realização sobretudo ao desenvolvimento das faculdades intelectuais do homem. As “luzes da razão” esclareciam ou iluminavam o destino da humanidade.

Entretanto, é necessário ficar atento às divergências entre os pensadores, pois nem todos os iluministas ajustavam-se à ideia de progresso. Entre os iluministas de expressão anglo-saxã, o irlandês Edmund Burke discordava frontalmente dos filósofos franceses, em especial de Rousseau, e defendia que o exercício das virtudes, sobretudo da virtude da prudência, era mais importante que o louvor à razão.

Além dessas características, outros pontos que podem ser abordados no Enem são as repercussões políticas que as ideias iluministas produziram na Europa. O exemplo da Revolução Francesa, que ocorreu em 1789, é o mais notório. Mas o fenômeno conhecido como Despotismo Esclarecido, que vigorou em países como Áustria e Rússia, também é importante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A questão 02 do Enem de 2012, que se encontra no caderno azul, número 01, trata de uma das definições do Iluminismo, que foi dada à época por um de seus representantes, o alemão Immanuel Kant. Observe a questão a seguir (a resposta correta está destacada na cor verde):

Questão do Enem de 2012 que abordou a definição de Iluminismo dada pelo filósofo alemão Kant
Questão do Enem de 2012 que abordou a definição de Iluminismo dada pelo filósofo alemão Kant

Repare que a questão está estruturada a partir de um trecho da resposta que Kant deu ao questionamento “O que é o Esclarecimento?” (ou “O que é o Iluminismo?”), feito por um jornal alemão do século XVIII. Após apresentar o trecho, a questão exige que o candidato identifique a alternativa que expresse o sentido que Kant quis dar à palavra Esclarecimento (ou Iluminismo).

Kant elabora a sua definição a partir das noções de “minoridade” e “maioridade” do homem. O Iluminismo para ele era o movimento de passagem da menoridade, isto é, um estágio ainda primário do desenvolvimento intelectual e civilizacional do homem, para a maioridade, isto é, para a plenitude do desenvolvimento humano e para o alcance da autonomia. Para tanto, era necessária, segundo Kant, a coragem de sair da menoridade. Ao homem era necessário ousar saber. Sua resposta ao jornal resume-se na frase “ousa saber” (em latim, Sapere Aude).

A alternativa A é a única que aponta para essa busca de autonomia através do processo de passagem da menoridade para a maioridade do homem, por isso está correta.

Portanto, é de fundamental importância ficar atento à interdisciplinaridade entre filosofia e história que é recorrente nas provas do Enem. Essas questões envolvendo textos de filósofos aparecem como muita frequência nas provas de Ciências Humanas.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa