Home Enem Conteúdo para o Enem Língua Portuguesa no Enem – Gramática

Língua Portuguesa no Enem – Gramática

A gramática, na prova de língua portuguesa no Enem, é abordada sempre conectada ao texto, portanto, é importante analisá-la de forma contextualizada.

Publicado por Mayra Pavan em Conteúdo para o Enem

Compartilhe

A gramática na prova de Língua Portuguesa no Enem não está desvinculada do texto, é como o tronco, a folha e a raiz da árvore, um está ligado ao outro
A gramática na prova de Língua Portuguesa no Enem não está desvinculada do texto, é como o tronco, a folha e a raiz da árvore, um está ligado ao outro

A gramática não é abordada no Enem desvinculada do texto, mas deve ser analisada unida à interpretação. Portanto, não basta saber o que é um pronome ou uma conjunção, é preciso entender sua função para a oração, bem como os efeitos de sentido que estabelecem. Por exemplo, qual o efeito que gera dentro do texto o uso da conjunção coordenativa adversativa?  De oposição, não é? Logo, não basta simplesmente saber a classificação da conjunção, o mais importante é entender o efeito de sentido que ela estabelece no texto.

Outro aspecto importante é entender que a prova do Enem busca reduzir o preconceito linguístico, logo saber como se caracteriza a linguagem culta e coloquial e conhecer os diferentes níveis de linguagem são aspectos de suma importância. Atente para o fato de que a linguagem não será a mesma o tempo todo, dependendo, portanto, do interlocutor (quem fala/ para quem se fala), do contexto (situação), do momento histórico, do meio pelo qual o texto será divulgado etc.

Outra dica é não perder o foco do texto, pois, mesmo quando a questão analisa aspectos gramaticais, a leitura crítica, a associação entre os textos, o diálogo entre as linguagens e a interpretação de imagens devem continuar como atitudes constantes do candidato no Enem, pois, como já mencionado, a gramática apresenta-se de forma contextualizada. 

 O fato de a gramática não ser cobrada como antigamente não significa que não seja necessário conhecer as regras, logo, é importante revisar os conteúdos. A seguir, alguns assuntos serão sugeridos, não significando que somente esses devem ser estudados. A lista abaixo representa apenas os conteúdos com maior probabilidade de entrar na prova do Enem. Entretanto, é bom que todos sejam revisados, pois mesmo os que não são cobrados diretamente na prova de Português, como regência, concordância, regras ortográficas, pontuação, entre outros, serão avaliados na redação.

Figuras de Linguagem

Aposto

Pronomes.

Verbos

Vocativo

Artigo

Conjunção

Colocação pronominal

Variante linguística

Funções da linguagem

Intertextualidade

Gêneros textuais (conhecer as características e identificar as diferenças)

Norma padrão

Linguagem Coloquial

Denotação e conotação

Elementos da comunicação

VEJA TAMBÉM

1 2

0 comentário