Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Organelas celulares no Enem

A dica de hoje é sobre as organelas celulares no Enem, um tema bastante relevante da biologia celular e que merece ser estudado.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
As organelas celulares podem ser tema de questões nas provas do Enem
As organelas celulares podem ser tema de questões nas provas do Enem

A biologia celular é um tema que muitas vezes causa dúvidas nos alunos de Ensino Médio. A grande quantidade de nomes e processos envolvidos acaba dificultando o estudo e fazendo com que o aluno não assimile corretamente o conteúdo. Diante disso, o Super Vestibular preparou uma dica a respeito das organelas celulares no Enem.

Sabemos que a célula apresenta duas partes fundamentais: o citoplasma e o núcleo. No citoplasma, região entre a membrana plasmática e a carioteca, encontramos as organelas celulares, que desempenham as mais variadas funções na célula. Dentre as principais organelas celulares, podemos citar as mitocôndrias, ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomos e peroxissomo.

Observe a seguir um quadro com as principais funções das organelas celulares:

Organela Celular

Função
Mitocôndria Relacionada com a produção de energia. É nessa organela que ocorrem duas etapas da respiração celular.
Ribossomos Relacionados com a síntese de proteínas.
Retículo endoplasmático granuloso ou rugoso Relacionado com a produção de determinadas proteínas, com a síntese de fosfolipídios e glicosilação inicial das glicoproteínas.
Retículo endoplasmático não granuloso ou liso Relaciona-se com a produção de esteroides, fosfolipídios e ácidos graxos.
Complexo Golgiense Realiza o processo de glicosilação de proteínas e lipídios, sintetiza carboidratos e executa a secreção celular.
Lisossomo Relaciona-se com o processo de digestão intracelular.
Peroxissomos Relacionados com a oxidação de ácidos graxos.
Centríolos Relacionados com o processo de divisão celular.

 

Existem ainda aquelas organelas típicas de células vegetais: os vacúolos e plastos. Os vacúolos relacionam-se com o armazenamento de substâncias, controle osmótico e degradação de moléculas. Os plastos, por sua vez, relacionam-se com o armazenamento de substâncias e, no caso do cloroplasto, é responsável pelo processo de fotossíntese. Aproveite e conheça um pouco mais sobre a diferença entre a célula animal e a vegetal.

Agora que você já relembrou as principais organelas celulares, vamos observar como o tema já foi cobrado.

Enem 2013: A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo.

b) Mitocôndria.

c) Peroxissomo.

d) Complexo golgiense.

e) Retículo endoplasmático.

Resolução: Analisando a questão, percebemos que o enfoque não é a função de determinada organela, e sim sua característica. No enunciado é explicado que a introdução de transgenes em cloroplastos está sendo feita em substituição a uma metodologia clássica em que os transgenes eram colocados no núcleo. Isso pode ser feito porque os cloroplastos possuem material genético próprio. A pergunta da questão pode então ser substituída por: Qual é a outra organela celular que possui material genético próprio?

A resposta correta dessa questão do Enem é a letra b, uma vez que a mitocôndria e o cloroplasto são as únicas organelas que apresentam DNA e RNA.

Enem 2013: Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polímeros comestíveis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem.

Observe atentamente a quantidade de organelas presente em cada linhagem
Observe atentamente a quantidade de organelas presente em cada linhagem

Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polímeros secretados no meio de cultura?

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

Resolução: Diferentemente da abordagem apresentada na questão anterior, aqui devemos estar atentos à função de cada organela. Como estamos escolhendo uma linhagem que apresente uma melhor secreção de polímeros, devemos procurar aquela que apresenta uma maior quantidade de organelas relacionadas com essa função. Como vimos anteriormente, a secreção celular é uma função atribuída ao complexo golgiense. Observe que a linhagem I é a que apresenta a maior quantidade dessa organela (50), sendo assim, a resposta correta é letra a.

Apesar de ser um tema bastante complexo, é fundamental conhecer cada organela celular e suas funções. Cada uma delas é essencial para a sobrevivência de uma célula e, consequentemente, de um organismo. Conhecer as características dessas estruturas pode ser essencial para que você ganhe uns pontos a mais em Biologia.

Para facilitar seus estudos, lembre-se sempre de montar quadros e tabelas sobre o tema no qual você possui maior dificuldade. Montar cartazes e colocá-los na sua sala de estudos também é uma forma de fixar o conteúdo, pois eles sempre estarão visíveis.

Bons estudos e boa prova!!!

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro