Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Termometria no Enem

Para resolver as possíveis questões sobre termometria no Enem, é indispensável uma boa compreensão conceitual sobre esse conteúdo.

Publicado por Mariane Mendes Teixeira
Os termômetros e as escalas termométricas fazem parte dos estudos da calorimetria e são temas que constam no edital do Enem deste ano
Os termômetros e as escalas termométricas fazem parte dos estudos da calorimetria e são temas que constam no edital do Enem deste ano

Hoje o Super Vestibular traz para você algumas dicas sobre um tema fundamental da Física que está no edital do Enem deste ano: a Termometria. A importância desse conteúdo deve-se ao fato de ele ser responsável pelo estudo dos fenômenos térmicos relacionados com a propagação do calor e com os seus efeitos, trazendo a definição de um dos principais conteúdos da Física, que é o calor.

As questões sobre termometria no Enem podem abordar os seguintes assuntos: conceitos de calor e de temperatura, escalas termométricas, transferência de calor, equilíbrio térmico, capacidade calorífica, calor específico, mudanças de fase e condução do calor.

Porém, analisando as provas anteriores, podemos perceber que as questões sobre termometria no Enem abordaram principalmente temas simples, como temperatura, calor e equilíbrio térmico, sendo exigidos apenas alguns cálculos que envolvem a equação fundamental da calorimetria.

Dessa forma, a nossa dica é que você tenha uma boa compreensão conceitual sobre esses conteúdos, o que só pode ser adquirido com muita leitura. Para as questões que envolvem cálculos matemáticos, é importante prestar atenção em alguns aspectos:

  • Conhecer bem as fórmulas físicas que serão utilizadas de acordo com os dados oferecidos pelo problema;

  • Reconhecer as escalas de temperatura utilizadas e saber fazer as conversões entre elas. A mais utilizada é a escala Kelvin, já que é a unidade de temperatura do Sistema Internacional e a que é convencionalmente utilizada nos laboratórios.

  • Identificar as unidades de medida: o calor pode ser medido em Joule ou em Calorias. As constantes da termometria mudam seu valor de acordo com a unidade de medida utilizada. Assim, é importante que você saiba a relação entre elas e como converter uma unidade em outra. Vale destacar que 1 cal = 4,18 J;

Agora que você já conferiu algumas dicas, veja a resolução de questões sobre termometria no Enem que foram retiradas de provas anteriores e saiba como o tema costuma ser abordado nas provas:

Questão 46 - caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias de 2010.

Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo que estiver fervendo.

b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.

c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.

d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água em seu interior com menor temperatura do que a dele.

Resolução

Os conceitos corriqueiros mostram-se limitados para explicar o motivo de a temperatura da água ficar contaste enquanto ela entra em ebulição. Isso acontece porque, de acordo com o exemplo fornecido pelo enunciado da questão, se continuamos fornecendo calor a um corpo, o natural é que ele continue aumentando sua temperatura, e não é o que acontece durante as mudanças de fase, quando as temperaturas permanecem constantes mesmo se o corpo estiver recebendo calor.

Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Questão 60 – caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias de 2013.

Em um experimento foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termômetro. No ponto médio da distância entre as garrafas, foi mantida acesa, durante alguns minutos, uma lâmpada incandescente. Em seguida a lâmpada foi desligada. Durante o experimento, foram monitoradas as temperaturas das garrafas: a) enquanto a lâmpada permaneceu acesa e b) após a lâmpada ser desligada e atingirem equilíbrio térmico com o ambiente.

Esquema que representa duas garrafas sendo aquecidas por uma lâmpada incandescente
Esquema que representa duas garrafas sendo aquecidas por uma lâmpada incandescente

A taxa de variação da temperatura da garrafa preta, em comparação à da branca, durante todo experimento, foi

a) igual no aquecimento e igual no resfriamento.

b) maior no aquecimento e igual no resfriamento.

c) menor no aquecimento e igual no resfriamento.

d) maior no aquecimento e menor no resfriamento.

e) maior no aquecimento e maior no resfriamento.

Resolução

As cores das garrafas determinam a sua capacidade de absorver energia, que, nesse caso, é o calor. A cor branca reflete praticamente todo o calor que recebe, absorvendo pouco calor. Já a cor preta absorve a maior parte da energia que recebe.

Sendo assim, enquanto a luz permanecer acesa, a garrafa preta absorverá mais calor e aumentará mais a sua temperatura em comparação à garrafa branca.

Quando a lâmpada é desligada, a garrafa preta, que estava mais aquecida, emite mais calor do que a garrafa branca. Portanto, também varia mais a sua temperatura.

Resumindo: a variação da temperatura da garrafa preta, em comparação à da branca, será maior no aquecimento e maior no resfriamento, conforme a Alternativa E.

Para saber mais sobre a relação entre as cores e o calor, leia os nossos artigos: “A cor do calor" e “Qual é a melhor roupa para usar no calor?”. Confira também mais curiosidades e aplicações na nossa seção sobre Termologia.

Bons estudos!!!

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023