Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Desenho de Animação

O curso de Desenho de Animação visa formar profissionais capazes de criar e adaptar roteiros para ambientes digitais e analógicos.

Publicado por Rafael Batista
Conhecido também como Cinema de Animação, o curso está em ascendência no Brasil.
Conhecido também como Cinema de Animação, o curso está em ascendência no Brasil.

O Curso de Desenho de Animação ou Cinema de Animação é uma graduação na área de Audiovisual que visa formar profissionais capazes de compreender os processos de criação, além de desenvolver e gerir projetos de animação. A graduação ainda aborda a produção de histórias em quadrinhos e animações para suportes audiovisuais em 2D e 3D.

Com foco essencialmente prático, o curso tem a finalidade de fornecer controle total sobre as diversas atividades envolvidas no desenvolvimento de imagens e animações digitais. A graduação pesquisa desde a criação de story boards e ilustração digital, até a concepção, modelagem e animação de personagens, cobrindo também atividades de áudio.

Público-alvo

O profissional que atua com o Cinema de Animação se caracteriza como um indivíduo analítico, ético, reflexivo, ciente da precisão de educação continuada e apto a gerar material audiovisual em diferentes modelos. É um profissional também capaz de pesquisar, reinventar e documentar a partir da ótica do cinema uma realidade sociocultural, que possui iniciativa e participa nas discussões públicas sobre criação audiovisual no país e no mundo.

O Curso

A Matriz Curricular do curso capacita o aluno para atuar no campo profissional aperfeiçoando competências artísticas e criativas nos processos de desenvolvimento de projetos. A metodologia aplicada durante os estudos passa pela compreensão da animação e suas técnicas, processos, linguagem, desenho, a história da animação e dos processos tecnológicos.

A grade conta com disciplinas como: Animação Digital, Criação de Personagem e Pós-produção, entre outros. Sendo assim, o egresso do curso será capaz de elaborar, criar, planejar e projetar um filme de animação. Os alunos também aprendem a criar e adaptar um roteiro de animação para ambientes analógicos e digitais.

Duração média

4 anos – 8 semestres

Mercado de Trabalho

A computação gráfica está presente em quase todos os setores da economia. É possível perceber o uso desta tecnologia nas produções em cinemas, televisão, videogames e Internet, por exemplo. Graças aos bons resultados de bilheteria alcançados por produções que usaram intensivamente o recurso da computação gráfica, o mercado está se ampliando rapidamente. No Brasil há um grande número de profissionais em potencial que está atendendo a demanda de produtos do mercado interno e externo, o índice de desemprego é quase zero. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observando o uso massivo desta tecnologia no exterior, é possível perceber que somente nos últimos anos as empresas brasileiras de propaganda receberam um enorme retorno que pode ser obtido em campanhas publicitárias com animações e imagens geradas por computador.

Formas e Campos de atuação

Animação – elabora projetos de animação em duas ou três dimensões para peças publicitárias e games. Desenvolve argumentos e roteiros de filmes de animação, além de atuar na direção de arte, desenho e criação de personagens.

Design digital – cria, desenvolve e adapta interface para mídias digitais, como páginas da web.

Programação visual – cria logotipos e marcas para produtos e serviços e ainda produz vinhetas para a TV e peças de publicidade.

Regulamentação da Profissão

Apesar de o Design existir no Brasil com profissão há mais de 40 anos, só agora existe a possibilidade de regulamentar. Um projeto de lei criado em 2011, que estabelece critérios para o exercício da atividade, está em tramitação no Senado.

Quantidade média de profissionais

Cerca de 12 mil profissionais no Brasil em 2012.

Remuneração Média

De R$ 2.500 a R$ 10.000

Exigências para exercício da profissão

Pelo fato de não existir regulamentação da profissão, ainda não existem exigências para atuar como de Designer de Animação, no entanto, o grande destaque é para profissionais que possuem a graduação na área.

Onde tem o curso

Região Sudeste
São Paulo: Febasp (São Paulo) e UBC (Mogi das Cruzes).
Minas Gerais: UFMG (Belo Horizonte).
Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida (Rio de Janeiro).

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFPEL (Pelotas). 
Santa Catarina: Univille (Joinville).

Opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Design de Animação ou estudante da área. Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa