Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Duas instituições de MG soltam as provas e os gabaritos de seus Processos Seletivos Seriados 2015

Duas instituições de MG soltam as provas e os gabaritos de seus Processos Seletivos Seriados 2015

Tanto a UFLA quanto a Unimontes abriram prazo para recursos aos interessados, desde que dentro dos horários estabelecidos

Publicado por Érica Caetano
23/11/2015 10h45 , atualizado em 23/11/2015 11h00

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), ambas situadas em Minas Gerais, realizaram neste final de semana, dias 21 e 22 de novembro, as provas do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) e do Processo de Avaliação Seriada (PAS), ambos de 2015. Os cadernos de provas bem como os gabaritos já foram disponibilizados. Confira: 

Unimontes

O processo seletivo do PAES ocorreu das 08h às 12h (1a etapa) e das 15h às 19h (2a e 3a etapa), nas cidades de Almenara, Belo Horizonte, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Joaíma, Montes Claros, Paracatu, Pirapora, Pompeu, Salinas, São Francisco e Unaí.

Confira as provas e gabaritos

Participantes da 1a e 2a etapa responderam 60 questões objetivas de múltipla escolha de conhecimentos gerais. Para a 3a etapa foram 50 itens objetivos e cinco questões discursivas de Língua Portuguesa e Literatura.

Aqueles candidatos que queiram interpor recursos contra as questões das provas de múltipla escolha e/ou discursiva podem apresentá-los hoje, 23, das 08h às 18h, mediante código de acesso que corresponde ao número de inscrição do PAES, o qual está no Cartão de Inscrição. O resultado da avaliação dos recursos será liberado no dia 07 de dezembro. Já lista de aprovados na 3a etapa deve sair no dia 22 de janeiro de 2016. O extrato de notas das demais etapas estará disponível a partir de 31 de março.

Para a 3a etapa são oferecidas 737 vagas, distribuídas no campus de Montes Claros (465 em 29 cursos) e nos 12 demais campi (272 em 16 carreiras). Confira mais neste Edital ou no site da Cotec.

UFLA

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) começou a aplicar no dia 21 de novembro, das 14h às 17h30, as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2015. Os testes foram aplicados até domingo (22), nas cidades de Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Itajubá, Juiz de Fora e Uberlândia. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No primeiro dia, os candidatos das duas etapas responderam 40 questões objetivas de múltipla escolha de disciplinas ministradas na série que cursam e, no segundo, mais 40 itens. Nesse dia também foi necessário produzir uma redação. 

Para os inscritos na terceira etapa do PAS 2015 da UFLA, a seleção será feita pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, que ocorreu no final de outubro. O resultado deve sair na primeira semana de janeiro. 

Veja as provas e gabaritos!

Os interessados poderão interpor recursos entre hoje e quarta-feira, dias 23 e 25 de novembro, exclusivamente pela internet. O formulário também deve ser protocolado no Setor do Protocolo, situado no Centro Administrativo, das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30. 

Para a terceira etapa são oferecidas 522 vagas, sendo metade para ampla concorrência e metade para candidatos beneficiados pela Lei das Cotas, ou seja, que estudaram todo o ensino médio em escola pública.

O resultado da 3ª etapa com os nomes dos aprovados será publicado em janeiro de 2016. A pontuação geral do candidato será obtida através do somatório das três etapas, com os seguintes pesos: 25% para a primeira; 35% para a segunda; e 40% para a terceira. O boletim de desempenho da 1ª e 2ª etapas serão disponibilizados até 27 de abril de 2016.

Ao PAS são destinadas 40% das vagas oferecidas anualmente pela universidade. Os outros 60% são para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Mais informações nos Editais do PAS 2015, no site do processo seletivo, no e-mail atendimento@dips.ufla.br ou pelo telefone (35) 3829-1133.

Veja também

Dia do diplomata: como é a graduação em Relações Internacionais?
Conversamos com professores referência na área de Relações Internacionais, veja o que descobrimos sobre o curso.
Dia do diplomata: como se tornar uma diplomata?
Conheça a história de Patrícia e João Pedro, jovens da Rondônia e de Niterói que conquistaram seus espaços na política internacional
Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.