Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. MEC divulga novas regras para o Fies 2015/2

MEC divulga novas regras para o Fies 2015/2

Novas regras são válidas para contratos fechados a partir do 2º semestre de 2015

Publicado por Érica Caetano
03/07/2015 07h50 , atualizado em 03/07/2015 09h09

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na manhã de hoje, 03 de junho, por meio de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.) as novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 2º semestre deste ano. As medidas já haviam sido anunciadas no último dia 26, pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

De acordo com o documento, as mantenedoras de Instituições de Educação Superior que queiram participar do Fies 2015/2 deverão assinar o Termo de Participação de 06 e 17 de julho. Para o meio do ano o Fies terá três prioridades: oferecer mais contratos de cursos com maior qualidade, priorizando os com notas cinco, ampliar o acesso aos cursos de formação de professores da área de engenharia e da área de saúde e aumentar a oferta para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, à exceção do Distrito Federal.

Veja aqui o Edital

Anteriormente, não havia uma definição de critério e disposição de prioridade entre regiões e estados, sendo que mais da metade dos contratos eram referentes a universitários dos estados do Sudeste e Sul, além do Distrito Federal. Já em relação aos cursos prioritários, a medida deve-se por estes serem considerados graduações que podem auxiliar no desenvolvimento do país, além de atenderem também demandas sociais. No entanto, os outros cursos continuam sendo atendidos pelo Financiamento normalmente. 

Como já citado acima, o foco ficará em cursos que tenham notas 5, de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (SINAES). Anteriormente, era exigida somente a avaliação positiva do órgão. Mas serão considerados os cursos com conceito igual ou maior do que 3. Desde o primeiro semestre deste ano esta forma de critério foi adotada.

Saiba mais sobre o Fies

Outra novidade é que pela primeira vez o MEC obteve desconto de 5% nas mensalidades que serão financiadas pelo Fies. Já em relação aos juros, até a última edição do programa eles eram de 3,4% ao ano. Agora, serão de 6,5%, o que representa valor alinhado à inflação atual, de acordo com Janine.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Também há um novo teto familiar para quem deseja participar do Fies. Agora, a renda per capita deverá ser de 2,5 salários mínimos (R$ 1.970 mil). A anterior era de renda familiar bruta de 20 salários mínimos (R$ 15.760 mil). 

Enem

Para participar do Fies é preciso que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2010 em diante, tendo obtido 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. Esta medida está em vigor para contratos firmados a partir deste ano, já que anteriormente era necessário somente ter feito as provas do Enem.

Desde o final do ano passado, conforme portaria publicada no período, também ficou determinado que alunos de cursos ou de instituições superiores diferentes não poderão mais ser beneficiados simultaneamente pelo Fies e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). A partir da nova medida, o estudante somente poderá utilizar ambos os benefícios se tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies para o mesmo curso ministrado na mesma instituição de ensino. 

Confira mais aqui!

O prazo para o estudante começar a quitar o financiamento do seu referido curso é de 18 meses após a conclusão do curso. A segunda edição de 2015 do Fies já tinha sido confirmada em 08 de junho e a oferta será de 61.500 novos contratos. Ainda não foi divulgado o período de inscrições desta edição.

Fies

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições. Na primeira edição do Fies de 2015, foram recebidos aproximadamente 500 mil novos pedidos de contratos e pouco mais da metade (252.442) foram atendidos. Veja o balanço! Com a oferta dos mais de 61 mil novos financiamentos na edição de meio de ano, o número para 2015 chegará a 314 mil vagas. 

Veja também

Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.
Como se preparar para a redação do Enem 2024?
Faltam alguns meses para o Enem 2024, saiba como usar esse tempo na sua preparação para a redação do exame
Enem 2024: confira quem pode pedir isenção da taxa de inscrição
Estudantes podem solicitar gratuidade somente até o dia 26 de abril, apenas pela internet
Tande, ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico, sofre infarto. Conheça causas e sintomas do infarto
Ex-atleta sentiu palpitações, falta de ar e dor no ouvido. Tande está recuperando-se em casa.
UFSC divulga Edital do Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo ofertará mais de mil vagas. Dentro desse universo, há oportunidades para o IFSC.
Fatec (SP) abre inscrição para o Vestibular 2024/2
Interessados poderão se inscrever até 7 de junho para o Vestibular 2024/2 da Fatec (SP)
Provão Paulista 2023: escolha de cursos para o 2º semestre já pode ser feita
Prazo para indicar opções de cursos do Provão Paulista fica aberto até 29 de abril. Há vagas disponíveis na Fatec e Univesp
Encceja: resultado da justificativa de ausência da edição de 2023 está disponível
Inscrições para o Encceja 2024 serão recebidas entre os dias 29 de abril e 10 de maio
Inscrições para Olimpíada de História do Brasil 2024 estão abertas
Uma das novidades desta edição é que estudantes da rede pública têm inscrição gratuita
Confira dicas de como ensinar inglês na educação básica
Especialista comenta sobre o cenário do ensino de inglês e compartilha dicas a professores
Unesp: inscrição para o Vestibular Meio do Ano 2024 está aberta
160 vagas para as carreiras de engenharias estão sendo oferecidas no Vestibular Meio do Ano 2024 da Unesp