Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. ProUni completa dez anos nesta terça-feira

ProUni completa dez anos nesta terça-feira

Programa foi criado pelo Governo Federal em 2004 e oferece bolsas de estudo a participantes do Enem

Publicado por Érica Caetano
13/01/2015 08h12 , atualizado em 13/01/2015 08h17

O Programa Universidade para Todos (ProUni) completa hoje, 13 de janeiro, dez anos de existência. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei n° 11.096 em 2005, oferece bolsas de estudo parciais e integrais, em instituições privadas de ensino superior, a participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que obtiveram pelo menos 450 pontos na média das cinco provas e não zeraram a redação. Para obterem o benefício, os candidatos devem ser oriundos da rede pública ou bolsistas da rede particular. 

De acordo com o Sisprouni, o sistema informatizado do programa, nos dois certames realizados em 2014 foram concedidas 306.726 bolsas, sendo 205.237 integrais. No intervalo de 2005 e 2013, mais de 1,2 milhão de estudantes ganharam bolsas de estudo. Dentro desse universo, 873.648 obtiveram bolsa integral (69%) e 400.017 bolsa parcial (31%). 

Outros dados mostrados pelo Sisprouni nesses quase dez anos de trajetória mostram uma série de dados detalhados, como informações dos bolsistas quanto ao gênero, raça, professores. Em relação a questão de beneficiados por gênero,  as mulheres aparecem com 52% da ocupação das vagas; quanto à raça, a branca representa 46,6% dos bolsistas, seguida da parda (37,3%), preta (12,5%), amarela (1,8%), indígena (0,1%) e não informada (1,8%); os professores das redes públicas da educação básica somam 1% das bolsas ocupadas, um total de 10.664 educadores.

O sistema também demonstra dados sobre turno, modalidade de ensino e ocupação de bolsas por região. O turno noturno predomina nos cursos presenciais, representando 74% dos bolsistas, seguido do matutino (19%), integral (4%) e vespertino (3%). Já em relação a modalidade, os cursos presenciais respondem por 86% e a educação a distância, 14%; na divisão regional, destaca-se o Sudeste (51% das bolsas ocupadas), vindo em seguida o Sul (19%), Nordeste (15%), Centro-Oeste (10%) e Norte (6%).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ProUni 2015/1

As inscrições para a primeira edição de 2015 serão recebidas entre os dias 26 e 29 deste mês. As bolsas integrais serão concedidas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo. O benefício parcial será garantido para vestibulandos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos. Professores de escolas públicas estão isentos da comprovação de renda. A divulgação da primeira chamada está prevista para 02 de fevereiro. Confira mais detalhes!

ProUni e Fies

O Ministério da Educação (MEC), por meio desta portaria, publicada na edição de 29 de dezembro, do Diário Oficial da União, determinou que alunos de cursos ou de instituições superiores diferentes não poderão mais ser beneficiados simultaneamente pelo ProUni e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

A partir da nova medida, o estudante somente poderá utilizar ambos os benefícios se tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies para o mesmo curso ministrado na mesma instituição de ensino. Saiba mais!

Veja também

Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra