Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Sistema de novos contratos do Fies é aberto nesta segunda-feira

Sistema de novos contratos do Fies é aberto nesta segunda-feira

Interessados em adquirir o financiamento deverão se inscrever até o dia 30 de abril

Publicado por Érica Caetano
23/02/2015 05h00

O Ministério da Educação (MEC) informou na semana passada que a partir de hoje, 23 de fevereiro, estará aberto o sistema para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados em adquirir o financiamento deverão se inscrever através do portal do Fies. 

A partir desta edição, o procedimento conta com uma novidade, tendo agora prazo para que os estudantes possam solicitar o financiamento. O prazo segue até 30 de abril. Anteriormente, o interessado podia fazer a adesão ao Fies em qualquer período.

Ainda de acordo com o MEC, os estudantes que fizerem a adesão até o dia 29 de março não estarão sujeitos às mudanças feitas por meio de portaria no final do ano passado. Saiba mais aqui! Aqueles que aderirem a partir do dia 30 março deverão também ter obtido média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e não ter tirado zero na redação.

Antes de se inscrever, o estudante precisa efetuar o seu cadastro no Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). No primeiro acesso, ele deverá informar CPF, data de nascimento, e-mail e cadastrar uma senha. Após informar os dados, um e-mail é enviado ao candidato para que o cadastro seja validado e a inscrição seja realizada. Para isso, basta acessar o link disponibilizado no e-mail, validar as informações no quadro verde e finalizar o cadastro. 

Nesta etapa, o estudante deverá informar os seus dados pessoais e de renda familiar e as informações sobre o grupo familiar. Após o preenchimento dos dados, uma lista com a documentação exigida para comprovação das informações é exibida. Ela deve ser conferida antes da próxima etapa. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em seguida, após as informações serem conferidas, o prazo para providenciar a próxima etapa deverá ser observado e só assim a inscrição poderá ser confirmada. Em 10 dias, o estudante deverá validar as informações fornecidas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na instituição de ensino e apresentar a comprovante de identificação, residência e de rendimento do estudante e dos membros do grupo familiar.

Após o terceiro dia útil da validação da inscrição pela CPSA, o estudante tem 10 dias para se apresentar na instituição bancária escolhida para contratar o financiamento, munido de originais e fotocópias da documentação. No ato da inscrição no SisFies, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os atuais agentes financeiros do programa. 

Tire suas dúvidas sobre o Fies

O sistema foi fechado no início do ano para adequação às novas normas. Desde o final de janeiro, o sistema está aberto para renovação de contratos. As mudanças no Fies, feitas por meio de portaria no final do ano passado, causaram polêmica no setor, pela possível redução de contratos. O fundo oferece cobertura da mensalidade a juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.

Desde 2010, o Fies acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições. Outros detalhes podem ser obidos por meio do telefone 0800-616161. 

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra