Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UERN dá início as inscrições do seu PSVI 2015 e Letras EaD

UERN dá início as inscrições do seu PSVI 2015 e Letras EaD

Taxa é de R$ 110, para ambos os certames. Inscrições podem ser feitas até 06 de novembro

Publicado por Érica Caetano
20/10/2014 10h38

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebe a partir de hoje, 20 de outubro, as inscrições para o seu Processo Seletivo Vocacionado Integrado (PSVI) e para o curso de Letras ministrado na modalidade a distância (EaD) 2015. O prazo segue até 06 de novembro, exclusivamente pela internet. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110.

Inscreva-se no PSVI UERN 2015
Inscreva-se no Vestibular EaD UERN 2015

Doadores de sangue e estudantes que cursaram o Ensino Médio completo na rede pública de ensino ou como bolsista, igual ou superior a 50% de mensalidade, em escolas particulares puderam solicitar isenção de taxa de ambos os certames entre os dias 26 de setembro e 06 de outubro. O resultado saiu no último dia 15 e mesmo com o benefício é necessário se inscrever no processo seletivo.

As provas do PSVI e Letras EaD serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro, das 13h30 às 17h30, nas cidades de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Na ocasião, os participantes serão condicionados a questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua estrangeira, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática mais Redação. O Cartão de Identificação do Candidato com os locais de prova, de ambos os certames, estará disponível a partir de 24 de novembro.

Inscritos no curso de Educação Física serão condicionados, ainda, à prévia avaliação médica para comprovação de condições físicas para a realização das atividades requeridas durante o curso. 

A divulgação do resultado final está prevista para 23 de janeiro de 2015. No total, 865 vagas serão preenchidas em cursos de graduação, o que representa 40% do total de vagas iniciadas (2.184) ofertadas para 2015. Os demais 60% das vagas serão oferecidos via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Continua mantida as cotas sociais de 5% para pessoas com necessidades especiais e 50% para alunos da rede pública.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já para o Vestibular EaD são ofertadas 180 vagas, sendo que destas, 50% são reservadas aos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio e 50% aos professores em exercício nas redes públicas de Ensino Básico. Também há reserva de vagas para o sistema de cotas sociais.

Adesão SiSU

Em maio deste ano, a Universidade publicou uma nota orientando os estudantes interessados em participar do PSV a se inscreverem no Enem 2014. O Enem já era utilizado pela UERN, contudo, de forma parcial, conforme a opção do vestibulando. Em julho foi anunciada a adesão integral ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por meio do Enem, como critério único de seleção e que poderia ser mantida a sistemática do PSV, ao definir peso diferenciado nas provas.

No entanto, no início do mês de agosto, o Ministério Público do Rio Grande do Norte orientou a Universidade a manter o PSV ao invés de adotar o integralmente o Exame via SiSU para o certame de 2015. Ainda segundo o órgão, duas alternativas poderiam ser propostas para a Universidade. A primeira delas seria manter o PSV ou ainda adotar um sistema misto. Assim, o Exame seria utilizado exclusivamente somente no ano 2016.

No final do mesmo mês, a instituição decidiu voltar atrás e aderir apenas parcialmente ao Enem como forma de ingresso aos cursos de graduação para 2015. Foi aprovado então o processo seletivo misto, com 60% das vagas para o SiSU e 40% para o vestibular tradicional, o PSVI. Leia mais aqui. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do Edital do PSVI, Manual do Candidato ou ainda Edital EaD.

Veja também

Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, sai hoje (25)
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos