Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFPE aprova pesos e notas mínimas para ingresso em seus cursos de graduação em 2015

UFPE aprova pesos e notas mínimas para ingresso em seus cursos de graduação em 2015

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade

Publicado por Érica Caetano
14/10/2014 09h23 , atualizado em 14/10/2014 09h28

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou ontem, 13 de outubro, após aprovação nesta mesma data, que utilizará pesos e notas mínimas nas provas de seus certames referentes ao ano de 2015. As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da Universidade, em reunião realizada no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE. 

Pela primeira vez, a prova de redação terá valores variáveis, de acordo com o curso de graduação concorrido pelo candidato. Medicina, por exemplo, terá peso 1 e nota mínima 400 na redação. Já Direito, apesar da nota mínima similar, terá peso 3 na mesma prova. Está previsto de ser divulgado ainda hoje, no site da UFPE, a tabela completa dos pesos e notas mínimas de todos os cursos.

Para o ingresso em cursos presenciais nos três campi da Universidade, a seleção será realizada via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação. Para isso, os inscritos devem realizar os testes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ficarem atentos aos pesos para cada uma das áreas avaliadas e a redação, além da nota mínima por curso.

Este procedimento só terá exceção nas graduações de Dança (Licenciatura), Música/Canto (Bacharelado), Música/Instrumento (Bacharelado), Música (Licenciatura) e Química (Bacharelado), onde nesses os candidatos serão avaliados via Enem e não pelo SiSU. Além disso, no caso dos cursos de Dança e Música, além da nota do Exame, os candidatos deverão realizar ainda os Testes de Habilidades Específicas (THE). Quem optar pelo Bacharelado em Química cursará um semestre letivo na Universidade, após o qual será submetido à nova avaliação.

Outras novidades

Além da aprovação dos pesos e notas mínimas no certame, a UFPE também anunciou nesta segunda-feira outra novidade no que diz respeito a reserva de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino. Para a seleção deste ano, serão reservadas 37,5% do total de vagas ofertadas para os inscritos que preencherem tal pré-requisito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Também foram fixados critérios de inclusão regional para estudantes do interior do estado que optarem por cursos dos campi da UFPE Agreste (CAA) e em Vitória de Santo Antão (CAV). Para estes que, além disso, tenham concluído o ensino fundamental e médio em escolas regulares e presenciais das regiões Agreste e da Zona da Mata, será acrescido 10% no argumento final de classificação do Enem. No entanto, o bônus só é válido para aqueles estudantes de escolas públicas e privadas, não sendo cumulativo com o benefício da cota.

Vestibular 2015

A UFPE irá ofertar mais de 6,5 mil vagas entre 100 cursos de graduação dos seus três campi no Vestibular 2015, com inscrições a serem divulgadas posteriormente. Do total de vagas, 40 destinam-se são para o curso de Comunicação Social, que será ofertado pela primeira vez, no Centro Acadêmico do Agreste. Os pesos e notas mínimas desta nova graduação são similares aos do curso de Jornalismo do Campus Recife. 

Para a segunda entrada de 2015, ainda serão oferecidas, por meio de nova seleção, vagas para os cursos de Engenharia do Recife e de Engenharia Civil do Agreste. Nesse caso, serão utilizadas as notas do Enem e aplicadas as provas especificas do exame da Comissão de Vestibular (Covest) da UFPE. A Universidade aprovou este ano a entrada através do SISU por quase todos os seus cursos oferecidos. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do site da instituição.

Veja também

Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra
Falta uma semana: inscrição para Encceja começa em 29 de abril
Ao fazer exame, participantes podem receber a certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio
Dia de Tiradentes e Inconfidência Mineira: veja questões de vestibulares e Enem sobre temas da História do Brasil
Personagem da História do Brasil e seus desdobramentos podem ser cobrados em provas de História do Brasil
Aniversário de Brasília: capital do Brasil completa 64 anos
Descubra mais da cultura e da história de uma das capitais mais jovens do mundo com Hamilton de Holanda, músico proeminente da cidade