Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp recebe hoje mais de 77 mil candidatos para provas da 1a fase do Vestibular 2015

Unicamp recebe hoje mais de 77 mil candidatos para provas da 1a fase do Vestibular 2015

Os exames, que começam às 13h, serão realizados em 20 cidades do estado de São Paulo e em Brasília

Publicado por Silvia Tancredi
23/11/2014 00h10

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplica neste domingo, 23 de novembro, as provas da 1a fase do Vestibular 2015. São esperados mais de 77 mil candidatos para concorrer às 3.320 vagas em 70 cursos de graduação. Os locais onde serão realizados os exames foram liberados no dia 30 de outubro. 

Os inscritos farão os testes em Brasília, em São Paulo e nestas cidades paulistas: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Sumaré.

Na ocasião, os candidatos serão condicionados a 90 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia e Inglês, além de questões interdisciplinares. As provas terão início às 13h, com duração de cinco horas, sendo que os vestibulandos devem permanecer na sala por, no mínimo, três horas e 30 minutos.

Orientações

A instituição recomenda que os concorrentes cheguem ao local dos exames com uma hora de antecedência (12h). O acesso ao Campus I será permitido a partir das 10h. Serão fornecidas embalagens nas quais o vestibulando deverá guardar o celular desligado. Pode-se usar relógio analógico para controlar o tempo. 

É necessário levar o documento de identidade, caneta de cor preta ou azul fabricada em material transparente, lápis preto e borracha. Não é permitido utilizar celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, entre outros.
 
O resultado da 1a fase é esperado para as 12h do dia 15 de dezembro. Na mesma data também devem ser liberados os locais de prova da 2a etapa, cujas provas serão aplicadas entre os dias 11 e 13 de janeiro de 2015. Os inscritos farão testes discursivos de Redação, de Língua Portuguesa e de Literaturas, no primeiro dia, Matemática, História e Geografia, no segundo; e Física, Química e Biologia, no último. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Concorrência

Medicina é o curso mais disputado, com 203,8 candidatos por vaga (22.415 inscritos). Em seguida, Arquitetura e Urbanismo, que registra relação de 114,8 concorrentes para cada oportunidade, com 3.443 vestibulandos. O terceiro posto é do curso de Engenharia Civil, que contabiliza 4.335 inscritos e apresenta concorrência de 54,2 candidatos por vaga. 

Os cursos que completam a lista dos dez mais disputados e as respectivas concorrências são: Comunicação Social – Midialogia (51,3), Engenharia Química – integral (46,2), Ciências Biológicas (45,7), Engenharia de Produção (37,9), Geologia (32,6), Engenharia Mecânica (29,1) e Ciência da Computação (27). Confira a relação completa.

Específicas

Candidatos aos cursos de Música passaram por testes de habilidades específicas entre os dias 25 e 26 (1ª etapa) e 28 e 29 (2ª etapa) de setembro na cidade de Campinas. Confira o resultado. Para os inscritos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, o exame de habilidades será realizado de 19 a 22 de janeiro de 2015.

A divulgação da chamada virtual está prevista para 02 de fevereiro, a partir das 14h, com matrículas para os dias 04 e 05 seguintes. Já a chamada presencial será disponibilizada no dia 06, com registro acadêmico para o dia 11 de fevereiro. Mais detalhes podem ser visualizados no Manual, na Revista do Candidato ou, ainda no site da Comvest.

Correções comentadas

O Super Vestibular disponibilizará a correção comentada da 1ª fase da Unicamp em tempo real e de forma gratuita. Ela será feita pelo Colégio e Curso Oficina do Estudante, de Campinas-SP, e divulgada neste link, a partir das 18h30. A resolução em tempo real terá início na tarde de hoje, a partir das 18h30. A correção também poderá ser acompanhada pelo Twitter.

Veja também

Fies 2024: confira os estados com mais vagas no programa
Inscrições para o Fies 2024 terminam às 23h59 desta segunda (18)
Etecs (SP) liberam datas do Vestibulinho 2024/2
Seleção ofertará vagas para Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica
Saiba como é trabalhar em uma plataforma de petróleo em alto-mar
Conheça a realidade de diferentes profissionais que trabalham em uma plataforma de petróleo da Petrobras
UECE divulga resultado da isenção de taxa do Vestibular 2024/2
Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece mais de 2,2 mil vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular 2024/2
UFU abre inscrição para Vestibular 2024/2
Processo seletivo oferece 1.665 vagas em 49 cursos de graduação
Prazo para manifestar interesse na Lista de espera do ProUni 2024 começa hoje (18)
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas ainda podem ser convocados
Fuvest anuncia datas do Vestibular 2025
Processo seletivo, que contará com duas fases, ofertará mais de 8 mil vagas em cursos da USP
Unicamp divulga datas do Vestibular 2025
Inscrições para o Vestibular 2025 da Unicamp serão recebidas entre os dias 1º e 30 de agosto
UNIFASE/FMP abre inscrições para vestibular de Medicina
O Centro Universitário UNIFASE/FMP, que já formou mais de 5 mil alunos, está com vagas abertas para a graduação em medicina.
Inscrições do Fies 2024 são prorrogadas
O prazo estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (15)
UEL anuncia datas e novidades do Vestibular 2025
Uma das mudanças é que processo seletivo somente ocorrerá na cidade de Londrina, no Paraná
Olimpíada Brasileira de Economia está com as inscrições abertas
Os vencedores desta competição podem participar de uma Olimpíada Internacional de Economia, em Hong Kong.