Home Sisu Como se inscrever no Sisu?

Como se inscrever no Sisu?

Sisu oferece, semestralmente, mais de 100 mil vagas em quase quatro mil cursos.

Publicado por Wanja Borges em Sisu

Compartilhe

estudante pode alterar suas opções de curso do Sisu quando e quantas vezes quiser
estudante pode alterar suas opções de curso do Sisu quando e quantas vezes quiser

Depois de dedicar horas, dias e meses aos estudos, responder às 180 questões objetivas e elaborar a redação do tão esperado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a hora de se candidatar ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mas o que fazer? Essa é uma das principais perguntas feitas pelos jovens estudantes. Pensando nisso, o Super Vestibular preparou um passo a passo de como se inscrever no Sistema e disputar uma das mais de 100 mil vagas. Confira: 

 

Prazo
Em primeiro lugar, é preciso verificar o prazo de inscrições do Sisu no site http://sisu.mec.gov.br. Para a edição de 2014, elas podem ser feitas de 06 a 10 de janeiro. O Super Vestibular recomenda que o estudante não deixe para se inscrever de última hora. Em razão da grande quantidade de acessos simultâneos, o sistema pode enfrentar problemas, como lentidão ou interrupção da inscrição, durante alguma etapa do processo.

 

Login 
Se o estudante participou da última edição do Enem e obteve nota superior a zero na redação, ele já está apto para participar do Sisu. Basta informar o número de inscrição e senha do Enem no site http://sisualuno.mec.gov.br/. Caso o estudante tenha esquecido tais informações, elas podem ser recuperadas na página do Enem. As informações pessoais do candidato também devem ser confirmadas e/ou alteradas nesta etapa. 

 

Cursos
Na tela “minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “escolher este curso” para continuar. 

 

Modalidade
Nesta fase, o candidato deverá indicar se ele irá participar do Sisu pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. Os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupos, conforme renda familiar e raça. Clique em “escolher esta modalidade” para continuar.  

 

Confirmação
Uma tela com informações sobre o curso, modalidade escolhida e documentação para matrícula, caso o candidato seja selecionado, será exibida. Se os dados estiverem corretos, basta clicar em “confirmar minha inscrição” para finalizar a primeira escolha. Para escolher a segunda opção de curso, o estudante deverá repetir os passos anteriores. 

 

Como algumas universidades definem notas mínimas para a inscrição de candidatos em determinados cursos, pode ser que alguns estudantes se deparem com uma mensagem no sistema, informando a impossibilidade de disputar determinada vaga. Nesse caso, ele poderá escolher outra opção na mesma hora. 

Além disso, como o sistema divulga diariamente notas de corte parciais de cada curso, os candidatos também têm a opção de mudar sua opção de curso, caso constate que não possui chances de ser selecionado para o curso informado anteriormente. 

A vantagem do Sisu é que o estudante pode alterar suas opções de curso quando e quantas vezes quiser, desde que o prazo de inscrições ainda esteja aberto. Entretanto, somente a última alteração realizada será validada. Vale ressaltar, ainda, que as inscrições são feitas semestralmente, exclusivamente pela internet e sem cobrança de taxas. 

No mais, é se inscrever e aguardar o resultado. Se você estudou, não há o que temer. Caso contrário, também não há motivos para se preocupar. Seis meses passam rápido, então é só esperar, relaxar e tentar de novo no outro processo seletivo. Boa sorte! 

 

VEJA TAMBÉM

1 2

0 comentário