Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidade para Todos
  3. Bacharelado ou Licenciatura – qual a diferença?

Bacharelado ou Licenciatura – qual a diferença?

Além da escolha crucial de qual graduação cursar, é necessário definir a habilitação que profissional obterá ao final do curso.

Publicado por Rafael Batista
Curso de Educação Física pode ser de bacharelado ou licenciatura
Curso de Educação Física pode ser de bacharelado ou licenciatura

A escolha de um curso de graduação parece ser um dos maiores desafios na vida do estudante. No entanto, a dúvida não fica apenas em qual área formar-se, é preciso escolher ainda onde e como atuar. A maioria dos cursos superiores oferece um leque de opções de atuação dentro da área escolhida.

Depois que o estudante opta pela graduação, é hora de escolher a modalidade do curso, se licenciatura, bacharelado ou ainda os dois, nos casos que oferecem essa opção. A licenciatura tem uma área de atuação praticamente definida, enquanto o bacharelado oferece algumas alternativas dentro do mercado de trabalho.

Licenciatura

Os cursos ofertados na modalidade de licenciatura habilitam o profissional para a carreira docente, podendo atuar na Educação Infantil e no Ensinos Fundamental e Médio. Durante os estudos, são ministradas disciplinas pedagógicas que são específicas para essa área, como Estrutura e Funcionamento da Educação Básica ou Didática Geral para atuar nos níveis médio e fundamental.

O aluno, além das disciplinas inerentes ao curso escolhido, tem acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado. Como nos cursos de bacharelado, a licenciatura também propicia ao aluno dar continuidade aos estudos com especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

As principais licenciaturas são aquelas voltadas para a educação básica. Além da Pedagogia, há ainda Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Letras, Matemática, Química e outras.

Bacharelado

O bacharelado permite aos acadêmicos ter contato com inúmeras áreas de atuação da profissão, além do campo de pesquisas acadêmicas. Todo o curso visa à capacitação do aluno para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além de formar profissionais para os diversos campos de atuação da profissão, o bacharelado forma professores para o ensino superior. Nesse caso, a maioria das instituições exige, no mínimo, um curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização). Entre as principais graduações estão os cursos de Direito, Contabilidade (Ciências Contábeis), Biblioteconomia e Medicina.

Educação Física

A graduação em Educação Física é um dos exemplos em que é possível perceber a evidente diferença entre a licenciatura e o bacharelado. O profissional que é licenciado pode atuar como professor na Educação Básica, ou seja, na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio. Já aquele que é bacharel está apto para trabalhar em clubes, academias, hospitais e condomínios, além de exercer a função de Personal Trainer, não sendo permitido ao bacharel exercer a função do licenciado e vice-versa.

As duas modalidades de habilitação de um mesmo curso costumam ter em comum boa parte do currículo. No entanto, há disciplinas específicas para a formação de docentes, como há também para a formação de profissionais para atuação em outras áreas do mercado de trabalho. Existem alguns cursos que oferecem a opção de cursar duas habilitações juntas, como é o caso do curso de Letras. Porém, isso pode apresentar variações a depender da instituição.

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023