Home Universidades Minas Gerais Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG

IFNMG atende estudantes de sete estados mineiros. Reitoria está localizada no município de Montes Claros.

Publicado por Wanja Borges em Minas Gerais

Compartilhe

Vestibular tradicional do IFNMG é realizado semestralmente
Vestibular tradicional do IFNMG é realizado semestralmente

Criado em 29 de dezembro de 2008, em decorrência da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Januária e da Escola Agrotécnica Federal de Salinas (EAF), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) é considerado referência na oferta de educação profissional. Atualmente com sete campi, a unidade oferta cursos técnicos de nível médio, cursos superiores e pós-graduação.

O IFNMG ficou em quinto lugar no Brasil e primeiro lugar em Minas Gerais entre os 38 IF´s avaliados pelo Ministério da Educação, através do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010. Seu  compromisso é desenvolver programas de extensão e divulgação científica e tecnológica, bem como realizar e estimular a pesquisa aplicada, produção cultural, empreendedorismo e cooperativismo.

 

 

CAMPUS
•    Campus Almenara

Rodovia BR 367, Km 07, s/nº, Almenara – MG
http://www.ifnmg.edu.br/almenara
(33) 3508-1106

Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Gerência em Saúde, Técnico em Informática, Técnico em Zootecnia. 

 

•    Campus Araçuaí
Fazenda do Meio Pé da Serra, s/nº, BR 367, Km 278, Araçuaí – MG
http://www.ifnmg.edu.br/aracuai
(33) 3731-2389

Administração, Técnico em Administração, Técnico em Agroecologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Tecnologia em Gestão Ambiental. 

 

•    Campus Arinos
Rodovia MG 202, Km 407, Arinos Buritis – MG
http://www.ifnmg.edu.br/arinos
(38) 8409-3471

Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Produção de Grãos. 

 

•    Campus Januária
Fazenda São Geraldo, s/nº, Km 06, Januária – MG
http://www.ifnmg.edu.br/januaria
(38) 3629-4600

Administração, Agronomia, Biologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Física, Matemática, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

 

•    Campus Montes Claros
Rua Dois, nº 300, Village do Lago I, Montes Claros – MG
http://www.ifnmg.edu.br/montesclaros
(38) 2103-4141

Ciência da Computação, Engenharia Química, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Química, Técnico em Segurança do Trabalho. 

 

•    Campus Pirapora
Rua Humberto Mallard, nº 1.355, Bairro Santos Dumont, Pirapora – MG
http://www.ifnmg.edu.br/pirapora
(38) 3749-6950

Administração, Técnico em Administração, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho. 

 

•    Campus Salinas
Fazenda Varginha, Km 02, Rodovia Salinas/Taiobeiras, Salinas – MG
http://www.ifnmg.edu.br/salinas
(38) 3841-7000

Biologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Física, Matemática, Medicina Veterinária, Química, Técnico em Administração, Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Técnico em Florestas, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Tecnologia em Produção de Cachaça. 

 

 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário do IFNMG é constituído, atualmente, por 10 unidades, incluindo a Reitoria e dois campi que encontram-se em fase de implantação. O Campus Araçuaí, considerado um dos maiores, conta com área total de 75 mil m² e área construída de 6.400 m². O de Arinos tem 9.034,60 m², enquanto o de Pirapora tem 4.520 m² e o de Januária tem 2.358,38m². Já os de Almenara e Salinas contam com área de 50 e 56 hectares, respectivamente. Todos eles são constituídos por salas amplas, laboratórios, biblioteca, auditórios, complexos esportivos, refeitórios e muitos outros espaços físicos.  

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular tradicional do IFNMG é realizado semestralmente e dividido em duas etapas. As provas são constituídas por 30 questões objetivas sobre língua portuguesa, literatura brasileira, língua estrangeira, mais redação, no primeiro período, e 20 questões objetivas sobre duas disciplinas específicas conforme o curso escolhido, no segundo. 

 

•    Sistema de Cotas 
Metade das vagas de Ampla Concorrência do IFNMG são reservadas para seu Sistema de Cotas. Essa porcentagem é dividida entre candidatos oriundos da rede pública, estudantes com renda familiar bruta inferior ou superior a 1,5 salário mínimo e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. 

 

•    Sisu e Enem
O IFNMG utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso para 50% das vagas oferecidas em cursos de graduação. O Sistema utiliza o desempenho obtido na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção dos candidatos. O cronograma do processo seletivo é definido pelo Ministério da Educação. 

 

•    Ensino a Distância 
O IFNMG oferece, atualmente, dois cursos técnicos e-Tec e quatro cursos técnicos Profuncionário, por meio da modalidade de Ensino a Distância (EaD). A oferta é via convênio com o Instituto Federal do Paraná e o Instituto conta com sete polos de apoio presencial. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Ingresso 

 

 

REDES SOCIAIS
Youtube | Twitter | RSS

VEJA TAMBÉM

1 2

0 comentário