Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Pará
  4. Instituto Federal do Pará - IFPA

Instituto Federal do Pará - IFPA

O instituto está presente nas cidades de Belém, Altamira, Abaetetuba, Breves, Bragança, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá, Santarém e Tucuruí.

Publicado por Érica Caetano
O IFPA possui uma trajetória extensa, com cerca de 100 anos de história
O IFPA possui uma trajetória extensa, com cerca de 100 anos de história

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) possui uma trajetória extensa, com cerca de 100 anos de história. Foi criado em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices do Pará, pelo então presidente da república Nilo Peçanha. Na época, oferecia o ensino primário, cursos de desenho e oficinas de marcenaria e funilaria, alfaiataria, sapataria e ferraria.

Durante o decorrer dos anos, sofreu mudanças em sua nomenclatura e nas profissionalizações oferecidas. Somente em 1997, foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC). Em 1999, passou a se chamar Centro Federal de Educação e Tecnologia, e em 2008, com a publicação da Lei nº 11.192, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o então CEFET-PA passou a ser o IFPA, assim como os outros centros de educação tecnológica do país.

CAMPUS

Campus Abaetetuba

Rua do Rio de Janeiro, Bairro Francilândia, Abaetetuba - PA

abaetetuba.ifpa.edu.br

Biologia, Técnico em Informática, Técnico em Aquicultura, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Mecânica.

Campus Altamira

Rodovia Ernesto Acioly, KM 3, Estrada do Forte, Bairro Nova Colina, Altamira - PA

altamira.ifpa.edu.br

(93) 3593-0203 / 3593-0066

Técnico em Rede de Computadores, Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Saneamento, Técnico em Edificações, Técnico em Rede de Computadores, Restaurante e Bar, Eventos, Computação e Pedagogia.

Campus Belém

Avenida Almirante Barroso, nº 1.155, Bairro Marco, Belém - PA

ascom.belem@ifpa.edu.br

Técnico em Pesca, Técnico em Aquicultura, Técnico em Mineração, Técnico em Design de Móveis e Interiores, Técnico em Informática, Técnico em Telecomunicação, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Química, Técnico em Metalurgia, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Estradas, Técnico em Agrimensura, Técnico em Saneamento, Técnico em Edificações, Técnico em Geodésia e Cartografia, Planejador e Realizador de Eventos, Técnico em Design Industrial, Biologia, Educação Física, Geografia, Matemática, Química, Tecnologia em Eletrotécnica Industrial, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Saneamento Ambiental, Saúde Pública, Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Telecomunicações e Gestão Pública.

Campus Breves

Avenida Rio Branco, nº 1.752, Centro, Breves – PA

breves.ifpa.edu.br

Agronomia, Aquicultura, Agropecuária, Florestas e Técnico em Rede.

Campus Bragança

Rua Escola Agrícola, s/nº, Vila Sinhá, Bragança – PA

braganca.ifpa.edu.br

Técnico em Pesca, Técnico em Aquicultura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Petróleo e Gás, Técnico em Edificações, Técnico em Hospedagem, Biologia, Física, Computação, Geografia, Educação do Campo e Pedagogia.

Campus Castanhal

BR 316, KM 063, s/nº, Saudade, Castanhal - PA

castanhal.ifpa.edu.br

Agronomia, Aquicultura, Agroindústria, Agropecuária, Florestas e Técnico em Rede.

Campus Conceição do Araguaia

Avenida Couto Magalhães, nº 1.649, Setor Universitário, Conceição do Araguaia - PA

conceicaodoaraguaia.ifpa.edu.br

Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Agropecuária, Técnico em Eventos, Técnico em Saneamento, Técnico em Edificações, Técnico em Agrimensura, Educação do Campo, Biologia, Computação, Geografia, Pedagogia, Gestão Ambiental e Agronomia.

Campus Itaiatuba

Estrada do Jacarezinho, s/nº, Bairro Maria Magdalena, Itaituba - PA

itaituba.ifpa.edu.br

Técnico em Pesca, Técnico em Aquicultura, Técnico em informática, Técnico em Saneamento, Técnico em Edificações, Saneamento Ambiental e Desenvolvimento de Sistemas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campus Industrial Marabá

Folha 22, Quadra Especial, Lote Especial 02, Nova Marabá, Marabá - PA

industrialmaraba.ifpa.edu.br

Técnico em Informática, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Química, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Edificações e Técnico em Agrimensura.

Campus Rural Marabá

25 KM do município de Marabá, PA-150, sentido Eldorado dos Carajás, Marabá - PA

ruralmaraba.ifpa.edu.br

Técnico em Agroecologia, Técnico em Agropecuária e Educação do Campo.

Campus Santarém

Avenida Castelo Branco, nº 621, Interventoria, Santarém - PA

santarem.ifpa.edu.br

Técnico em Pesca, Técnico em Aquicultura, Técnico em Mineração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Saneamento, Técnico em Edificações e Técnico em Guia de Turismo.

Campus Tucuruí

Rua Porto Colombo, nº 12, Vila Permanente, Tucuruí - PA

tucurui.ifpa.edu.br

(94) 3778-3131

Técnico em Saneamento, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Edificações, Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agrimensura, Técnico em Aquicultura, Ciências Biológicas, Saneamento Ambiental e Rede de Computadores.

INFRAESTRUTURA

Os campi do IFPA são bastante equipados, oferecendo excelente infraestrutura aos seus estudantes. Mesmo possuindo toda estrutura física adequada, a instituição busca melhorar a cada dia, inovando, reestruturando e remanejando o que é necessário. As salas de aula do IFPA são amplas, arejadas e climatizadas. O instituto conta também com bibliotecas, auditório, videoteca, laboratórios, salas de vídeo e teleconferência, unidades de assistência odontológica e de acompanhamento psicológico, cantina, além de área esportiva.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

Não possui.

Enem e SiSU

Todas as vagas ofertadas pelo IFPA são preenchidas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo essa a única forma de ingresso para os cursos de graduação e tecnológicos oferecidos pelo instituto. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a ferramenta utilizada pelo IFPA para selecionar os candidatos que tiverem o melhor desempenho no Enem. Portanto, para participar e concorrer a uma das vagas do instituto, o estudante além de realizar o Enem, precisa se inscrever no SiSU dentro dos prazos estabelecidos.

Sistema de Cotas

Desde 2011, quando aderiu ao SiSU, o IFPA reserva 50% das vagas ofertadas aos candidatos que estudaram em escolas públicas. Dentro dessa porcentagem, metade fica distribuída da seguinte forma: 30% para alunos cadastrados no Programa Bolsa Família, 10% para os que se autodeclararem negros e 10% para aqueles portadores de necessidades especiais.

Ensino a Distância

O Núcleo de Educação a Distância do IFPA está interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O instituto oferta cursos técnicos, superiores e de pós-graduação nesse formato. Entre as graduações estão os cursos: Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistema, Tecnologia em Gestão de Saúde Pública, Biologia, Química, Pedagogia, Física, Geografia e Matemática. Através deste site é possível obter mais detalhes.

PÁGINA ELETRÔNICA

Site 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter | Picasa | Youtube

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023