Home Universidades Piauí Instituto Federal do Piauí - IFPI

Instituto Federal do Piauí - IFPI

Angical do Piauí, Corrente, Floriano, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Teresina e Uruçuí são os municípios que possuem campi do IFPI.

Publicado por Érica Caetano em Piauí

Compartilhe

Atualmente, a instituição possui 11 campi, incluindo um núcleo de Educação a Distância (EaD)
Atualmente, a instituição possui 11 campi, incluindo um núcleo de Educação a Distância (EaD)

Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) é uma instituição de educação superior, básica e profissional que tem como especialidade a oferta de educação profissional e tecnológica nas diversas formas de ensino.

A instituição iniciou seus trabalhos em 1909. Em 2005, sofreu grande aceleração de crescimento, com a abertura de novos cursos de graduação e profissionalização. Entretanto, foi a partir da Lei nº 11.892, de dezembro de 2008, que se tornou Instituto, contando com cinco pró-reitorias divididas em administração, articulação e integração institucional, extensão e de pesquisa e inovação.

 

CAMPUS

Campus Angical do Piauí

Rua Nascimento, s/nº, Centro, Angical do Piauí - PI

campusangical@ifpi.edu.br

(86) 3298-1521

Física, Matemática, Administração, Informática e Comércio.

 

Campus Corrente

Rua Seis, s/nº, Nova Corrente - PI

campuscorrente@ifpi.edu.br

(86) 3573-2620

Gestão Ambiental, Matemática, Agronegócios e Informática.

 

Campus Floriano

Rua Francisco Urquiza Machado, nº 462, Meladão, Floriano - PI

campusfloriano@ifpi.edu.br

(86) 3515-2234

Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas, Matemática, Edificações, Eletromecânica e Informática.

 

Campus Parnaíba

Estrada Parnaíba / Chaval, BR 402, Km 03, Parnaíba - PI

http://www.ifpiparnaiba.edu.br ou gen.phb@gmail.com

(86) 3323-7466 / 3323-7250

Física, Química e Matemática, Edificações, Eletrotécnica e Informática.

 

Campus Paulistana

Rodovia BR 407, s/nº, Centro, Paulistana - PI

campuspaulistana@ifpi.edu.br

Informática e Mineração.

 

Campus Picos

Rua Projetada, s/nº, Vila Pantanal, Picos - PI

gab@ifpicos.edu.br

(86) 3422-4780

Física, Matemática, Administração, Eletrotécnica e Informática.

 

Campus Piripiri

Avenida Rio dos Matos, s/nº, Bairro Germano, Piripiri - PI

campuspiripiri@ifpi.edu.br

(86) 3215-5225

Matemática, Administração, Comércio, Vestuário e Contabilidade.

 

Campus São Raimundo Nonato

Rodovia BR 20, s/nº, São Raimundo Nonato - PI

campussaoraimundononato@ifpi.edu.br

Gastronomia, Matemática, Guia de Turismo, Informática e Cozinha.

 

Campus Teresina Central

Praça da Liberdade, nº 1597, Centro, Teresina - PI

teresina.central@ifpi.edu.br

(86) 3215-5224

Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gastronomia, Geoprocessamento, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Radiologia, Secretariado, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química, Engenharia Mecânica, Administração, Contabilidade, Eletrônica, Eletrotécnica, Manutenção e Suporte de Informática, Mecânica, Análises Clínicas, Artes Visuais, Instrumento Musical, Refrigeração e Climatização e Segurança no Trabalho.

 

Campus Teresina Zona Norte

Avenida Pedro Freitas, nº 1020, Bairro São Pedro, Teresina - PI

dg.teresinazonasul@ifpi.edu.br

(86) 3215-5206

Informática, Edificações, Saneamento, Vestuário, Cozinha, Estradas e Panificação.

 

Campus Uruçuí

Rodovia PI 247, Km 07, Portal do Cerrado, s/nº, Uruçuí - PI

campusurucui@ifpi.edu.br 

Matemática, Agroindústria e Agropecuária.

 

INFRAESTRUTURA

Desde 2011, as salas de aula de todos os campi do IFPI contam com projetores interativos portáteis, equipados com mouse, teclado e entradas para CD, DVD e demais acessórios, que agrupam diversas funcionalidades, como teleconferências e lousa interativa. Para aprimorar as atividades em sala de aula, os professores do Instituto receberam, também em 2011, um netbook cada um.

Serão destinados ao IFPI no próximo ano cerca de R$ 8 milhões para as obras de ampliação de bibliotecas, reformas em salas de aula e, especialmente, ações ligadas à área de esportes. Nos campi de Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina Zona Sul haverá a ampliação das instalações esportivas. Já os alunos de Angical, Corrente, Paulistana, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí receberão um ginásio poliesportivo.

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

O IFPI realiza vestibular tradicional somente para os cursos de educação profissional técnica de nível médio. Os candidatos que desejarem concorrer a uma das vagas podem se inscrever nas seguintes modalidades de curso: Técnico Integrado ao Médio, para estudantes que já concluíram ou estejam concluindo o Ensino Fundamental; Técnico Concomitante, para candidatos que, no ato da matrícula, tenham concluído pelo menos a primeira série do Ensino Médio; ou Curso Técnico Subsequente, para candidatos que concluíram o Ensino Médio. O processo seletivo ocorre em um único dia e é composto por 60 questões objetivas de múltipla escolha, contendo cinco alternativas cada uma.

 

Enem e SiSU

Para o ingresso em cursos de nível superior do Instituto Federal do Piauí (IFPI) é necessário que o estudante realize o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde 2009, a instituição utiliza o desempenho do estudante no exame como forma de ingresso. Com isso, não há a realização do vestibular tradicional para os cursos de graduação, já que o IFPI preenche 100% de suas vagas dos cursos superiores de tecnologia e licenciatura através do Enem. O IFPI também aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) desde a sua criação. Com isso, 100% das vagas dos candidatos inscritos para o ingresso em cursos superiores do IFPI ocorrem via SiSU.

 

Sistema de Cotas

São reservadas 50% das vagas à inclusão social por sistema de cotas no IFPI para candidatos que tenham cursado todo o Ensino Fundamental e Médio em escolas da rede pública de ensino. Para ampliar o sistema de cotas da instituição, mais 5% das vagas são reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais.

Atualmente, o Instituto possui três tipos de cotas: a primeira é para alunos que estudaram no ensino público e têm uma renda familiar mensal de, no máximo, R$ 930; o segundo tipo de cota destina-se a alunos que estudaram a vida toda no ensino público, mas não se encaixam no perfil de baixa renda, e o terceiro e último destina-se aos portadores de necessidades especiais.

 

Ensino a Distância

O Instituto oferece cursos técnicos na modalidade Educação a Distância (EaD) pela Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). O curso funciona com os alunos realizando atividades a distância, tendo que comparecer ao polo de apoio presencial escolhido para participar de aulas e fazer as avaliações.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter | Youtube

VEJA TAMBÉM

1 2

0 comentário