Home Universidades Distrito Federal Universidade Católica de Brasília - UCB

Universidade Católica de Brasília - UCB

Criada em 1995, UCB conta com corpo docente constituído majoritariamente por mestres e doutores, estimado em 64%; os outros 31% são especialistas.

Publicado por Wanja Borges em Distrito Federal

Compartilhe

UCB utiliza Enem para preenchimento de vagas remanescentes
UCB utiliza Enem para preenchimento de vagas remanescentes

Com o objetivo de atuar solidária e efetivamente para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade, a Universidade Católica de Brasília (UCB) foi criada, efetivamente, em 1995. Administrada pela União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC), sua história teve início em 1972 quando um grupo de diretores de colégios católicos de Brasília se reuniu para criar uma Universidade Católica. Várias faculdades foram criadas e integradas nesse tempo e, em 1994, o Ministério da Educação reconheceu as Faculdades Integradas Católica de Brasília (FICB) como Universidade. 

Hoje, a UCB oferece cerca de 30 cursos de graduação e 10 cursos superiores de tecnologia com foco no Ensino, Pesquisa e Extensão para mais de 20 mil estudantes. Seu corpo docente é composto em 64% por mestres e doutores e 31% por especialistas. Segundo o Ranking Universitário da Folha, no ano de 2012, a Universidade aparece em 35º lugar geral e 6º entre as instituições privadas de todo o Brasil. Já no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição foi classificada com conceito 3, em uma escala de 1 a 5. 

 

 

CAMPUS
•    Campus I
QS 07, Lote 01, EPCT, Águas Claras, Taguatinga – DF
atende@ucb.br
(61) 3356-9000

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Sistemas para Internet. 

 

•    Campus Avançado Asa Sul
SHIGS 702, Conjunto 2, Bloco A, Brasília – DF
atende@ucb.br 
(61) 3226-8210

Direito e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

 

 

INFRAESTRUTURA
Atualmente, a UCB é constituída por dois campi, localizados em Taguatinga e Brasília, e por uma unidade educacional na Asa Sul, onde se situam os Colégios Dom Bosco, CEMA e Pio XII. Juntos, eles compõem uma área de cerca de 620 mil m² e aproximadamente 116 mil m² de área construída. A Universidade é constituída, ainda, por 99 laboratórios específicos, 25 laboratórios de uso comum, 31 laboratórios de informática, 07 salas públicas e 05 bibliotecas físicas com mais de 100 mil títulos e 219 mil volumes. Hospital Universitário, capelas, bancos, salas de aulas com recursos audiovisuais, quadras poliesportivas, dentre outros, também compõem a infraestrutura da instituição. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional
Realizado semestralmente, o Vestibular Tradicional da UCB é constituído por Redação e quatro provas objetivas, comum a todos os candidatos. Elas são constituídas por 8 questões de Língua Portuguesa, 7 de Conhecimentos Gerais (Geografia, História e Atualidades), 8 de Matemática e 7 de Ciências (Biologia, Física e Química). Os testes são aplicados em um único dia, com quatro horas de duração, nas três unidades educacionais da UCB.  

 

•    Vestibular Agendado
A Universidade também trabalha com Vestibular Agendado, especialmente para admissão em seus cursos superiores de tecnologia. O Processo Seletivo é constituído por Redação e duas provas objetivas, compostas por 10 questões de Língua Portuguesa e 10 questões de Matemática. Geralmente, são reservados três meses consecutivos para a realização das provas. A definição de data e horário depende da diretoria da Universidade. 

 

•    Prouni 
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma das formas de ingresso da UCB. Através do Programa, estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um e meio a três salários mínimos podem garantir bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio, com desempenho superior a 400 pontos. 

 

•    Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado pela UCB no preenchimento de vagas remanescentes. Geralmente, a Universidade adota essa forma de ingresso quando, após a terceira convocação, candidatos aprovados não são convocados em razão da inexistência de vagas no curso pretendido. Esgotadas as chamadas e remanescendo as vagas, a Universidade poderá aceitar o Enem.  

 

•    Ensino a Distância 
A Educação a Distância (EaD) foi instituída na UCB em 1996, através da criação de um departamento específico para oferta de cursos nessa modalidade. Em 2000, foram lançados os primeiros cursos em ambiente virtual e, atualmente, a Universidade conta com polos educacionais no Brasil, Japão, Estados Unidos e Angola. Hoje, a UCB oferece três licenciaturas, quatro bacharelados e 10 cursos superiores tecnológicos pelo Ensino a Distância. A seleção acontece por meio de Vestibular.  

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | RSS | Picasa

VEJA TAMBÉM

1 2

0 comentário