Home Universidades Ceará Universidade Federal do Ceará - UFC

Universidade Federal do Ceará - UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) ministra cursos de graduação, pós-graduação, extensão e cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD).

Publicado por Érica Caetano em Ceará

Compartilhe

Além dos campi localizados na capital Fortaleza, a UFC também está presente nas cidades de Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá
Além dos campi localizados na capital Fortaleza, a UFC também está presente nas cidades de Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi criada pela Lei nº 2.373, de dezembro de 1954, entretanto, foi efetivamente instalada somente no ano seguinte, em 1955. A instituição trabalha com a missão de formar profissionais com alta qualificação, difundindo e gerando conhecimento, além de preservar, ao mesmo tempo, os valores éticos, científicos, artísticos e culturais.

Conta atualmente com 119 cursos de graduação, sendo 110 presenciais e nove na modalidade a distância, além de 94 cursos de pós-graduação. A UFC é constituída por seis campi: Campus do Benfica, Campus do Pici e Campus do Porangabussu, na capital Fortaleza, e Campus de Sobral, Campus do Cariri e de Quixadá. Com mais de 50 anos de atuação, a UFC oferece hoje cursos praticamente em todas as áreas do conhecimento.

 

CAMPUS

Campus do Benfica

Avenida da Universidade, nº 2.853, Benfica, Fortaleza - CE

 (85) 3366-7300

Pedagogia, Educação Física, Secretariado Executivo, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Administração, Direito, Psicologia, Letras, Ciências Sociais e Biblioteconomia.

 

Campus do Pici

Avenida Mister Hull, s/nº, Bairro Antônio Bezerra, Fortaleza - CE

 (85) 3366-9600

Computação, Ciências Biológicas, Geografia, Geologia, Estatística, Física, Química, Matemática, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo, Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Teleinformática, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos, Economia Doméstica e Agronomia.

 

Campus do Porangabussu

Rua Alexandre Baraúna, nº 994, Bairro Rodolfo Teófilo, Fortaleza – CE

(85) 3366-8001

Filosofia, Gastronomia, Cinema e Audiovisual, Artes Cênicas, Estilismo e Moda, Educação Musical, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Ciências Ambientais, Oceanografia, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e Farmácia.

 

Campus Quixadá

Estrada do Cedro, Km 5, Quixadá - CE

(88) 3412-0111

Rede de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.

 

Campus Sobral

Praça Senador Figueira, Rua Anahid Andrade, s/nº, Sobral - CE

(88) 3613-2829

Psicologia, Finanças, Odontologia, Medicina, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação e Ciências Econômicas.

 

Campus Cariri

Avenida Tem. Raimundo Rocha, s/n, Bairro Universitário, Juazeiro do Norte - CE

(88) 3572-7200

Engenharia de Materiais, Educação Musical, Design de Produtos, Jornalismo, Filosofia, Engenharia Civil, Administração, Biblioteconomia, Agronomia e Medicina.

 

INFRAESTRUTURA

Todas as unidades da Universidade Federal do Ceará contam com bibliotecas, salas equipadas e laboratórios de estudo e de informática. Além disso, compõe a infraestrutura da instituição o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), que oferecem atendimento à população cearense, além de suporte e estágio aos estudantes da área de saúde da instituição. Com instalações próprias, a UFC possui também centro esportivo, centro de línguas e fazendas experimentais.

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

A UFC extinguiu o vestibular tradicional para o ingresso em seus cursos de graduação presenciais e utiliza agora o Enem. O processo seletivo da forma tradicional é realizado somente para os cursos de graduação semipresenciais.

 

Enem e SiSU

A instituição utiliza o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de classificação para o ingresso em seus cursos de graduação. A seleção se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), criado pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Sistema de Cotas

A UFC nunca utilizou o sistema de cotas em seus processos seletivos, entretanto, a partir da Lei nº 12.711, de agosto de 2012, e do Decreto nº 7.824, de outubro de 2012, que determina que 50% dos aprovados nas escolas de ensino superior federais sejam por meio de cotas, destinadas a alunos oriundos de escolas públicas, a instituição decidiu implantar 12,5% (1/3 do total de 50%) para o seu próximo vestibular.

A intenção é que essa porcentagem aumente a cada ano, chegando ao total estipulado pela lei, que é de 50%. A UFC tem até 2014 para chegar ao montante, já que esse é o prazo final dado pelo Governo Federal para a implementação total do sistema de cotas.

 

Ensino a Distância

A Universidade Federal do Ceará oferta ensino superior na modalidade Ensino a Distância (EaD). Nesse formato, são ministrados os seguintes cursos: Administração, Administração Pública, Matemática, Química, Letras – Português, Letras – Espanhol, Letras – Inglês e Física. A instituição também disponibiliza um site específico sobre essa modalidade para obtenção de demais informações, esclarecimentos e dúvidas.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | UFCTV

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter |

VEJA TAMBÉM

1 2

0 comentário