Home Universidades Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Quinta colocada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2011, UFMG foi instituída em 1949, contudo, sua história teve início em 1927.

Publicado por Wanja Borges em Minas Gerais

Compartilhe

Por ano, mais de 70 mil estudantes disputam vagas na UFMG
Por ano, mais de 70 mil estudantes disputam vagas na UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi instituída em 1949, contudo, sua história teve início em 1927, com a fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG), instituição privada, criada em decorrência da integração de quatro escolas de nível superior, localizadas em Belo Horizonte. Federalizada 22 anos depois e intitulada de UFMG em 1965, a instituição encontra-se, hoje, firmemente estabelecida como universidade de referência para o restante do país.  

Atualmente, são oferecidos 75 cursos de graduação, sendo 56 bacharelados, 14 bacharelados e licenciaturas, 04 licenciaturas e 01 tecnológico. Anualmente, mais de 70 mil estudantes disputam uma das seis mil vagas oferecidas pela Universidade, que hoje conta com cerca de 30 mil alunos de graduação, 03 mil docentes e 05 mil técnico-administrativos. No Índice Geral de Cursos de 2011, a UFMG foi classificada com conceito 5, ficando em quinto lugar na avaliação. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Montes Claros

Avenida Universitária, nº 1.000, Bairro Universitário, Montes Claros – MG
http://www.ica.ufmg.br/ica
(38) 2101-7730

Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia. 

 

•    Campus Pampulha
Avenida Presidente Antônio Carlos, nº 6.627, Pampulha, Belo Horizonte – MG
https://www.ufmg.br
(31) 3409-5000

Administração, Antropologia, Aquacultura, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências do Estado, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Socioambientais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Relações Públicas), Comunicação Social (Publicidade), Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Controladoria e Finanças, Dança, Design, Design de Moda, Direito, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Estatística, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, Gestão Pública, História, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Museologia, Música, Pedagogia, Química, Química Tecnológica, Relações Econômicas Internacionais, Sistemas de Informação, Teatro e Turismo.

 

•    Campus Saúde
Av. Alfredo Balena, nº 190, Belo Horizonte – MG
https://www.ufmg.br
(31) 3409-9196

Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão de Serviços de Saúde, Medicina, Nutrição, Odontologia, Tecnologia em Radiologia e Terapia Ocupacional. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A UFMG está dividida, atualmente, em 8 escolas, 8 faculdades, 4 institutos e 3 campi, sendo que todo o complexo universitário corresponde a 8.769.690 m² de área total e 639.777 m² de área construída. Seu sistema de Bibliotecas é composto por 27 unidades, sendo que seu acervo geral é estimado em um milhão e seus periódicos em 16 mil obras. Hospital, consultório odontológico, restaurante universitário, centro cultural, conservatório, museu, biotério, centro esportivo e moradia universitária são alguns dos espaços físicos que compõem a infraestrutura atual da instituição. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular

O Processo Seletivo da UFMG é realizado anualmente, em duas etapas. A primeira é composta pelas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enquanto a segunda é constituída pelas provas específicas por curso ou habilitação e redação do Exame. As provas da segunda fase são aplicadas em Belo Horizonte ou Montes Claros com três horas de prazo para resolução das questões. 

 

•    Sistema de Cotas 
Com a aprovação da Lei de Cotas, a UFMG passou a reservar 12,5% de suas vagas para cotistas, distribuídas entre os critérios de cor, rede de ensino e renda familiar. A nova política de inclusão substituiu o sistema de bônus, que concedia 5% e 7,5% de bonificação na nota do Enem na primeira fase e 10% e 15% na segunda para candidatos oriundos da rede pública e autodeclarados negros e pardos, respectivamente. 

 

•    SiSU 
Até o momento, a UFMG não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso de seus candidatos. O sistema, gerenciado pelo Ministério da Educação, é utilizado por instituições públicas para oferecer vagas para participantes do Enem. Em 2012, o Movimento UFMG sem SiSU entregou um manifesto à vice-reitoria apresentando a insatisfação do grupo com a possível adesão ao SiSU.   

 

•    Enem
A inscrição no Enem é requisito obrigatório, inclusive para treineiros, para inscrição no Processo Seletivo da UFMG. Além disso, o Exame é utilizado nas duas etapas do vestibular. O desempenho na prova objetiva é aproveitado na primeira fase, enquanto a redação produzida no Exame é utilizada na constituição da nota da segunda. 

 

•    Ensino a Distância 
O Centro de Apoio a Educação a Distância (CEAD) foi criado pela UFMG em 2003. Localizado no Campus Pampulha, o departamento tem como finalidade implantar, estruturar e articular a Educação a Distância (Ead) na Universidade. Dentre os cursos de graduação, oferecidos nesta modalidade, encontram-se os de Ciências Biológicas, Matemática, Química, Geografia e Pedagogia. 


 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Seleção

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Orkut

VEJA TAMBÉM

1 2

0 comentário