Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Pernambuco
  4. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) não realiza prova em sua primeira fase do vestibular, sendo válido somente o Enem.

Publicado por Érica Caetano
Fachada do campus Recife da UFPE
Fachada do campus Recife da UFPE

Os trabalhos da Universidade Federal de Pernambuco tiveram início em 1946, quando a instituição ainda recebia o nome de Universidade do Recife e era constituída pelo agrupamento de diversas faculdades do estado. Somente 19 anos depois é que a instituição foi federalizada e, desde então, vem trabalhando com a missão de promover um ambiente adequado ao desenvolvimento de pessoas e à construção de conhecimentos e competência, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da sociedade, através do ensino, pesquisa, extensão e gestão.

A UFPE tem se destacado como uma das melhores universidades públicas do país, estando entre as melhores da região Norte-Nordeste. No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2011, a instituição obteve nota 4 no conceito universidades, ficando com média 3,69 no Índice Geral de Cursos (IGC).

CAMPI

  • Campus Recife

Avenida Professor Moraes Rêgo, nº 1.235, Cidade Universitária, Recife – PE

(81) 2126-7850

Administração, Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência Política, ciências Atuariais, Ciências Biológicas (bacharelado, ciências ambientais e licenciatura), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura), Cinema e Audiovisual, Dança, Design, Direito, educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, engenharia Biomédica, Engenharia CArtográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Almiemntos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia Química, Estatísica, Expressão Gráfica, Farmácia, Filosofia (bachalerado/licenciatura), Física (bacharelado e licenciatura), Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Gestão da Informação, História, Hotelaria, Jornalismo, Letras (bacharelado/licenciatura), Matemática (bacharelado e licenciatura), Medicina, Museologia, Música (Canto, Instrumento e Licenciatura), Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química (bacharelado e licenciatura), Química Industrial, Rádio, TV e Internet, Secretariado, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teatro, Terapia Ocupacional e Turismo.

  • Campus Caruaru

Rodovia BR-104, KM 59, Nova Caruaru, Caruaru - PE

(81) 2126-7771

Administração, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Física (licenciatura), Matemática (licenciatura), Medicina, Pedagogia e Química.

  • Campus Vitória de Santo Antão

Rua Alto do Reservatório, s/nº, Bela Vista, Vitória de Santo Antão - PE

cav@ufpe.br

(81) 3523-0670 / 3523-3351

Ciências Biológicas (licenciatura), Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Nutrição (bacharelado) e Saúde Coletiva.

INFRAESTRUTURA

Com verbas do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a UFPE conseguiu realizar a reforma de suas bibliotecas. O investimento chegou a R$ 126 mil. Dentre as melhorias, destacam-se a aquisição de novo mobiliário, a troca dos aparelhos de ar-condicionado, um acervo de mais de 84 mil exemplares, além de computadores e televisores. Foram construídos também espaços como a Seção de Estudos e Acompanhamento Pedagógico e a Coordenação de Comunicação e Design. Os equipamentos dos laboratórios de informática também foram trocados e foram adquiridos 11 novos pianos, para o Departamento de Música, avaliados em quase R$ 200 mil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO

  • Vestibular Tradicional

O vestibular de 2º semestre da UFPE acontece em duas fases. Na primeira, é utilizado o desempenho do estudante no Enem. Ou seja, o candidato que deseja ingressar na UFPE precisa, obrigatoriamente, participar do Enem, já que ele vale como a primeira fase do processo seletivo da instituição. Na segunda etapa, as provas são diferenciadas em função do curso escolhido pelo estudante. Neste caso, entram os cursos de Engenharias, de  Música e Dança. Nestas duas últimas graduações, os concorrentes precisam realizar prova de habilidades específicas.

  • Enem e SiSU

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é usado pela instituição como substituto de sua primeira fase do processo seletivo, no 2º semestre. Já no 1º, todas as vagas são disponibilizadas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Porém, é preciso ficar atento, já que as datas de inscrição para o Sistema são liberadas pelo próprio Ministério da Educação (MEC), sem vínculo com a Universidade. Portanto, os estudantes que desejam prestar vestibular nessa Universidade precisam impreterivelmente realizar o Enem. 

  • Sistema de Cotas

A Universidade Federal de Pernambuco usa a reserva de vagas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, obedecendo à Lei 12.711, de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. A instituição adotou o sistema de cotas sociais de forma gradativa. Atualmente, 50% das vagas estão disponíveis para os alunos vindos de instituições públicas de ensino.

ENSINO A DISTÂNCIA

Os cursos ofertados pela UFPE na modalidade Ensino a Distância (EaD) são interligados  ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A instituição possui 12 polos espalhados pelo estado de Pernambuco e oferta aulas para cinco cursos de graduação: Bacharelado em Ciências Contábeis, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Letras - Língua Espanhola, Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Licenciatura em Matemática. Também oferta o curso de Licenciatura em Educação Intercultural (para professores indígenas) e os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Libras, na modalidade a distância.

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023