Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Minas Gerais
  4. Universidade de Uberaba - Uniube

Universidade de Uberaba - Uniube

A Uniube foi fundada em 1947 e, atualmente, oferece 42 cursos de graduação.

Publicado por Érica Caetano
Em 1988 a universidade foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)
Em 1988 a universidade foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)

A história da Universidade de Uberaba (Uniube) teve início em 1940, quando seu fundador, Mário Palmério, criou o Lyceu do Triângulo Mineiro. Posteriormente, veio a criação da Escola Técnica de Comércio do Triângulo Mineiro.

No ano de 1947, o governo federal autorizou a abertura da Faculdade de Odontologia e alguns anos mais tarde começaram a funcionar também a faculdade de Direito e de Engenharia. Em 1976, em razão de sua ascensão, surgiu a necessidade da expansão de sua estrutura física. Assim, em 1976, teve início as atividades do Campus Aeroporto.

Mais um passo importante na trajetória da Uniube aconteceria em 1988, com o reconhecimento da universidade pelo Ministério da Educação (MEC). A partir dessa nova fase a instituição ganhou maior peso na região, no que se refere ao ensino acadêmico, além de autonomia para a criação de novos cursos.

 

CAMPUS

Campus Centro

Avenida Guilherme Ferreira, nº 217, Centro, Uberaba - MG

(34) 3319-6600

 

Campus Aeroporto

Avenida Nenê Sabino, nº 1.801, Bairro Universitário, Uberaba - MG

 (34) 3319-8800

 

Cursos ministrados nos campi de Uberaba: Sistemas de Informação, Medicina Veterinária, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Pedagogia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Química.

 

Campus Rondon

Avenida Rondon Pacheco, nº 2.000, Bairro Lídice, Uberlândia - MG

(34) 3292-5600

Administração, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Química.

 

Campus Araxá

Avenida Amazonas, nº 295, Bairro São Geraldo, Araxá - MG

(34) 3612-6840

Somente cursos no formato EaD.

 

INFRAESTRUTURA

Em 1997, além de colocar em prática um processo de mudanças no que diz respeito à oferta do ensino de graduação, a Uniube também começou a alterar a sua estrutura física, com a reforma, a construção de novos prédios e a implantação de laboratórios de vanguarda para suporte ao aprendizado prático dos alunos. Uma moderna biblioteca também faz parte da estrutura oferecida aos estudantes da Uniube. Todo esse aparato é mantido em bom estado de conservação e de funcionamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Vestibular

A Uniube tem alguns vestibulares para ingresso em seus cursos superiores. O Vestibular Tradicional é realizado por semestre, havendo também o processo seletivo com provas agendadas. A instituição aplica um Vestibular exclusivo para Medicina, semestralmente. 

A Uniube conta, ainda, com o Programa de Ingresso Por Avaliação Seriada (PIAS). Nesta modalidade, os candidatos fazem provas sempre ao fim de cada ano do ensino médio e, no 3º ano, o desempenho de todas as três etapas é somado e os aprovados ingressam nas vagas disponíveis. 

Enem

A Uniube destina parte de suas vagas para a seleção via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo seletivo substitui o Vestibular e conta com edições para os dois semestres letivos. 

 

PROEM

A Uniube trabalha com vários programas de benefício e ajuda aos estudantes. Dentre eles, destaca-se o Programa de Bolsa para Alunos do Ensino Médio em Escola Pública, o PROEM. O objetivo do programa é conceder descontos para alunos que estejam ingressando no primeiro semestre da universidade e que tenham cursado os três anos completos do Ensino Médio na rede pública de ensino, não tenha feito faculdade antes e possua renda per capita familiar que não exceda a três salários mínimos.

 

Fies

A Uniube também utiliza o financiamento estudantil da Caixa Econômica Federal, o Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies). Ele pode ser solicitado em qualquer período do ano. Para obter maiores detalhes sobre o Fies, acesse: Caixa – Fies.

 

Ensino a Distância

A universidade oferta vários cursos de graduação, extensão, especialização, aperfeiçoamento e de tecnologia na modalidade Ensino a Distância (EaD). Dentre os cursos de graduação oferecidos neste formato estão o de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter | Youtube

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023